ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTITA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- Transtorno do Espectro Autista; Atendimento Escolar; Atuação do Psicólogo
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um distúrbio do neurodesenvolvimento e passou por diversas nomenclaturas ao longo da história, onde tem tomado uma visibilidade cada vez maior nos dias atuais. Considerando a importância desta temática, o objetivo da pesquisa é evidenciar alguns aspectos sobre as pessoas com TEA, para enfatizar sobre a importância do acompanhamento, nas escolas comuns, a partir da perspectiva da educação inclusiva, do psicólogo escolar. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e foi realizada através de artigos e livros que tratam sobre o assunto. Os resultados indicam as contribuições que o psicólogo, como um profissional da saúde, pode trazer para as escolas, e como seu trabalho pode beneficiar a comunidade escolar, as famílias, e principalmente, o desenvolvimento das crianças que estão dentro do espectro. Entretanto, identificamos que existe uma escassez muito grande desse profissional na educação, o que dificulta a concretização do processo de construção de uma educação inclusiva. Concluímos que as funções do psicólogo escolar mudaram ao longo dos tempos, sendo que atualmente o objetivo do seu trabalho é auxiliar os alunos com TEA para que se sintam parte da comunidade na qual estão inseridos.