v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Concepções; Educação Inclusiva; Formação de Professores

Resumo

O presente estudo propõe, como premissa inicial, uma discussão e uma reflexão sobre as concepções de educação inclusiva na visão de diversos atores educacionais, por meio de uma análise crítica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada com professores que estavam atuando nas redes públicas de educação, com quantidade significativa para validar o estudo. Os resultados iniciais das crenças e concepções sobre educação inclusiva indicaram a necessidade de criar instrumentos que possam subsidiar a prática profissional pelo olhar daqueles que estão imersos nas realidades locais. Assim, estudar as crenças de professores sobre educação inclusiva é de extrema relevância, já que isso possibilita que professores conheçam as crenças sobre os estudantes públicos da inclusão e possam assim, refletir sobre elas. O estudo nos mostrou que a prática docente ainda hoje necessita de um trabalho autorreflexivo, demanda uma didática diferenciada e atenta, e, contudo, tal prática se encontra permeada de infinitas possibilidades, a partir do desenvolvimento de uma série de potencialidades que implicam as mais variadas condições de aprendizagem do ser humano. É fato que todos têm direito à escolarização na Educação Inclusiva, mas para que o direito seja adquirido pelo estudante foram sendo criadas ao longo da última década condições de universalização e democratização do ensino nos parâmetros nacionais.