v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

A INTERFACE ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURAS INFANTIS SOB A ÓTICA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sandra Novais Sousa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bio
Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Cultura escolar; Culturas infantis; Narrativas.

Resumo

O artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a cultura escolar e as culturas infantis. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica, a partir de autores que investigam a infância e suas culturas, sobretudo os teóricos da Sociologia da Infância, como Manoel Sarmento e Willian Corsaro, e análise de narrativas infantis produzidas por crianças do Ensino Fundamental que participaram do “Projeto Brinquedoteca da UFMS” no ano de 2022 Como resultados foi possível compreender a visão das crianças sobre a escola, mais precisamente o ensino fundamental e a influência da cultura escolar como um espaço adultocêntrico, que anula as culturas da infância.