LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS: AS VOZES EMERGENTES DE PESSOAS TRANS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O estudo em questão faz parte da pesquisa exploratória referente ao trabalho de conclusão de curso sob a temática “as vozes emergentes das trajetórias escolares de pessoas trans na Educação Básica". No presente texto objetivamos apresentar o levantamento bibliográfico de forma sistematizada, partindo das produções científicas brasileiras de 2007/2021, com objetivo de levantar os trabalhos científicos produzido no campo da educação relacionados com pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros) na Educação Básica, a fim de entender as produções científicas partindo das vozes, trajetórias e narrativas escolares de pessoas trans e assim compreender as implicações durante esse período de escolarização no ambiente escolar. A metodologia parte de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental, a partir da coleta de informação em dois repositórios: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), selecionando trabalhos do GT-23 (Gênero, Sexualidade e Educação) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes por meio de indexadores/descritores. O referencial teórico traz contribuições de Brizola e Fantin (2016), ANTRA (2018) e França (2020). As informações coletadas resultaram em 54 pesquisas entre artigos, dissertações e teses, nos quais é possível destacar nas trajetórias escolares indicações de elementos em comum, como: transfobia, relações pedagógicas, ‘expulsão’ escolar, expressões de resistências e violências físicas, verbais, psicológicas e institucionais com indicadores de preconceitos e discriminação durante o período de escolarização das pessoas trans na Educação Básica. Importante ressaltar ainda que o campo de pesquisa é pouco explorado cientificamente na área da Educação.