PERCEPÇÃO DE DOCENTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA FAED/UFMS SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO: EM ESTUDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
- Educação, gênero e sexualidade; formação docente; professor iniciante.
Resumo
Tem-se por objetivo identificar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sobre sua formação para lidar com questões de sexualidade e de gênero no cotidiano da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica, a partir de autores que abordam esse tema, tais como Constantina Xavier Filha e Guacira Louro, entre outros; pesquisa documental, tendo como fontes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e entrevistas narrativas com quatro professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia Faed/UFMS, sendo dois atuantes na educação infantil e dois nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados sinalizam que é complexo julgar a formação do docente, pois a sua atuação envolve muitas questões complexas, que podem impossibilitá-lo de ministrar sua aula da maneira como acredita estar correta, a partir de sua formação teórica internalizada na formação inicial. Consideramos que cabe a sociedade rever a sua visão calcada no senso comum e aos professores fazerem o combate por uma escola que respeite todos os gêneros, sexualidades.