IMAGINÁRIO COLETIVO E SENSO COMUM: ENCAMINHAMENTOS, CONTEXTOS HISTÓRICOS E COMO A LEI 10.639/2003 AUXILIA NO COMBATE AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL ÀS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS
- Educação das Relações Étnico-Raciais; Ensino e Religiosidade; Decolonialidade; Currículo e Formação Docente.
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo as relações étnico raciais e possui como objetivo investigar e questionar a importância dos currículos escolares terem como intenção e enfoque uma educação antirracista, possibilitando um debate e uma inclusão das religiões de matrizes africanas no ambiente escolar, como forma de afirmação da comunidade negra, uma vez que a religião faz parte da diversidade cultural dos povos, além disso, traz a importância da lei 10.639/2003 enquanto possibilidade de ressignificação e fortalecimento da cultura afro-brasileira e da identidade negra dentro dos currículos escolares. O trabalho teve como aporte teórico principal o documento “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais”, feito pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, o SECAD, no ano de 2010. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com base nas análises bibliográficas dos textos acima. Como resultado, nota-se uma deficiência nos currículos escolares que valorizem as relações étnico raciais e a cultura afro-brasileira, mesmo após a lei que deu aporte teórico e legal para a inserção de práticas emancipadores e decoloniais na educação básica.