v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

CONHECENDO AS PRÁTICAS DE LEITURAS DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Leitura; Formação de professores; Práticas de leitura.

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar as práticas de leitura dos acadêmicos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública federal de Mato Grosso do Sul, situada em Campo Grande. O aporte teórico sobre o conceito de prática de leitura fundamenta-se em autores como Silva (2010, 2015), Darnton (2010), Chartier (1998, 2009); Certeau (2012), Barros (2005); Almeida (2021). Trata-se de uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário aos acadêmicos de pedagogia para inventariar também as suas práticas de leitura ao lhes perguntar: o que leem, por que leem, como leem, para que leem. Após esse momento são analisados os questionários, buscando conhecer como os acadêmicos constroem essa prática, com o intuito de desenvolver uma reflexão sobre as práticas de leitura desses futuros professores e evidenciar a importância da prática da leitura aos formadores de leitores. A leitura como uma prática cultural é uma base, que pode ser desenvolvida em vários espaços da sociedade: escola, trabalho, família e dentre outras. Na escola os professores têm um papel fundamental de auxiliar os alunos no processo de leitura, considerando que o pedagogo inicia o seu trabalho pedagógico na educação infantil ao contar histórias e, posteriormente, na alfabetização dentro do processo do letramento até os anos iniciais. Desse modo, se abre espaço para refletir na constituição desse futuro professor de leitores da educação básica.