Resumo
O artigo tem como objeto de estudo a alfabetização em tempos de pandemia, e tem por objetivo analisar as estratégias docentes e familiares para a alfabetização de crianças durante o ensino remoto emergencial. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica, tendo como fontes autores que tratam dos conceitos de alfabetização e letramento, com destaque para Lev Vigotski, Magda Soares e Emília Ferreiro, bem como mapeamento e análise de artigos científicos que tiveram a alfabetização durante o ensino remoto como objeto de estudo. Como resultados, aponta-se que os artigos não abordaram as estratégias familiares durante o ensino remoto, e que as estratégias citadas positivamente foram a utilização de tecnologias digitais para envio e recebimento de atividades, aulas síncronas, que permitiram maior interação entre a criança e a escola, diminuindo a necessidade de mediação da família, planejamento de atividades lúdicas que colocavam as crianças em movimento, mesmo estando na frente da tela (do computador, celular, etc). Os artigos trazem, ainda, as limitações do ensino remoto no que se refere à mediação da alfabetização, apesar dos esforços dos professores de minimizar esses prejuízos.