Turismo gastronômico e o slow food no centro histórico de Curitiba/PR

  • Marcos Roberto Pisarski Jr UEG
  • Silvana do Rocio Souza UFPR
  • Yanca Theresia Peters Panzarini UFPR
Palavras-chave: Turismo Gastronômico, Restaurantes, Slow Food, Curitiba/PR, Alimentação

Resumo

O turismo gastronômico pode apresentar diversas dinâmicas e se relacionar com diferentes aspectos da alimentação, entre eles está o conhecido movimento Slow Food. Baseando-se em revisão bibliográfica, coleta de dados através do aplicativo Slow Food Planet, relatório de observação e aplicação de questionário a responsáveis por estabelecimentos no centro histórico de Curitiba/PR, este trabalho busca mensurar a relevância do Slow Food, analisando estabelecimentos que seguem esse movimento, para o turismo gastronômico na região, do ponto de vista dos proprietários e gerentes dos estabelecimentos. Após a apresentação dos dados coletados, é apontada a conclusão que, apesar do potencial de todos os estabelecimentos, quando se trata de turismo gastronômico, o movimento Slow Food se mostra pouco relevante na dinâmica dos estabelecimentos, o que pode demonstrar a carência de divulgação, tanto dos estabelecimentos, quanto da filosofia alimentar Slow Food, no centro histórico da cidade de Curitiba/PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Pisarski Jr, UEG

Professor na Universidade Estadual de Goiás – UnU Caldas Novas. Mestre em Turismo na Universidade Federal do Paraná. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Gastronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Silvana do Rocio Souza, UFPR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutora em Ciências Sociais Aplicadas na Universitat de Girona/ESP. Doutora em Geografia na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Turismóloga na Univerisade Federal do Paraná.

Yanca Theresia Peters Panzarini, UFPR

Turismóloga na Universidade Federal do Paraná

Referências

Alves, A. J. (2012). A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. São Paulo: Ed. Cortez.

Bahl, M. (2004). Legados étnicos e oferta turística. Curitiba: Juruá.

Bahl, M., Gimenes, M. H. S. G. & Niestche, L. B. (2011). Territorialidade gastronômica: as cozinhas regionais como forma de mediação do homem com o meio e como atrativo turístico. Revista Geografica de America Central (Online), v. 2, p. 1-16.

Flandrin, J. L. & Montanari, M. (2007). História da Alimentação. 5. ed: São Paulo: Estação Liberdade.

Harvey, D. (2005). A brief history of neoliberalism. Oxford, Oxford University Press.

Hobsbawm, E. J. (1997). Introdução: A Invenção das Tradições. In: A Invenção das Tradições. Editora Paz e Terra

Irving, J. & Ceriani, S. (2013). Manual do Slow Food. Slow Food. Disponível em www.slowfoodbrasil.com/slowfood/manual-do-slow-food Acesso em 20 Jun 2019.

Gândara, J. M. G., Gimenes, M. H. S. G. & Mascarenhas, R. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: Panosso Netto, A. & Ansarah, M. G. R. (Orgs). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. São Paulo: Manole. p. 179-194.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A.

Peccini, R. (2013). A Gastronomia e o Turismo. Revista Rosa dos Ventos, v. 5, n. 2, p. 206-217.

Petrini, C. (2009). Slow Food: Princípios de uma nova gastronomia. São Paulo: Editora Senac.

Petrini, C. (2012) A centralidade do alimento. Documento do VI Congresso Internacional do Slow Food (2012-2016)

Pisarski Junior., M. R. (2019). Tradição alimentar polonesa e suas interfaces com o turismo no distrito de Colônia Murici, São José dos Pinhais/PR. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Ritzer, G. (2004). The McDonaldization of society. California. Pine Forge Press.

Rubim, R. E. (2013). A ecogastronomia nos cursos superiores de gastronomia do estado de São Paulo: conceitos, aplicações e o cenário observado. Revista Rosa dos Ventos, v. 5, n. 2, p. 32-44.

Santos, C. R. A. (2006). O Império Mcdonald e a Mcdonalização da sociedade: Alimentação, Cultura E Poder. In: Anais do Seminário facetas do império na história.

Slow Food Brasil (2017). Manifesto. Recuperado de http://www.slowfoodbrasil.com/campanhas-e-manifestos/598-a-centralidade-do-alimento

Publicado
2020-10-06
Como Citar
Pisarski Jr, M. R., Souza, S. do R., & Panzarini, Y. T. P. (2020). Turismo gastronômico e o slow food no centro histórico de Curitiba/PR. Ateliê Do Turismo, 4(1), 10-28. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/10397
Seção
ARTIGOS