Impactos da covid-19 na qualidade da prestação de serviços hoteleiros no Brasil

  • Sergio Domingos Oliveira UFRRJ
  • Monique Laurencia dos Santos Cunha UFRRJ
  • Elisy Silva Felício UFRRJ
  • Leticia Barros Morett UFRRJ
Palavras-chave: Pandemia, Deslocamento, Protocolo, Meios de Hospedagem, Hospitalidade

Resumo

Diante de um cenário sem precedentes, ocasionado pela pandemia da COVID-19, as atividades turísticas e hoteleiras sofreram grandes impactos. Isto se deu porque, na tentativa de conter o vírus, a orientação inicial da Organização Mundial da Saúde aos governos foi estabelecer a quarentena e o distanciamento social, além de limitar os deslocamentos. Tendo em vista tal situação, o presente artigo visa discutir as orientações formuladas em diferentes documentos e sua consequente efetividade junto aos meios de hospedagem brasileiros em prol da criação de modelos de serviços hoteleiros mais seguros, eficientes e conectados ao seu entorno, ou seja, sob a égide da hospitalidade. Para tanto, a metodologia adotada é de natureza básica, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica afim de fundamentar o tema abordado. Além disso, mediante análise de documentos propondo medidas e procedimentos a serem adotados nos ambientes turísticos e hoteleiros, a pesquisa também se caracteriza como documental. Esses, por sua vez, foram coletados no período de abril a junho de 2020, sendo selecionados especificamente aqueles que abordavam, direta ou indiretamente, os meios de hospedagem. Os resultados apontaram que alguns protocolos se limitam a orientações quanto à sanitização, que os serviços, elemento essencial em atividades ligadas à qualidade, quando abordados são distintos e, às vezes, díspares. Ademais, apesar de muitas orientações provavelmente serem agregadas às rotinas hoteleiras no futuro, as questões de sustentabilidade e responsabilidade para com o destino pós pandemia, quando mencionadas, são superficiais ou até mesmo questionáveis.

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Biografia do Autor

Sergio Domingos Oliveira, UFRRJ

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, especialista em Administração do Turismo pela UFSC/FEPESE, mestre e doutor em Engenharia de Produção, linha de pesquisa Gestão Ambiental pela UFSC. Professor dos cursos de Bacharelado em Hotelaria e de Licenciatura em Turismo pela UFRRJ, pesquisador-líder do Grupo de Pesquisas TRECHOS e consultor em meios de hospedagem e serviços com cervejas artesanais. E-mail: sedoliveira@gmail.com

Monique Laurencia dos Santos Cunha, UFRRJ

Bacharela em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Aprovada no Mestrado do PPGEA – Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ. E-mail: moniquelaurencia@gmail.com

Elisy Silva Felício, UFRRJ

Tecnóloga em Gestão de Turismo pela Universidade Estácio de Sá, graduanda em Bacharelado em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduanda em Gestão de Pessoas pela Faculdade Internacional Signorelli.

Leticia Barros Morett, UFRRJ

Graduanda do curso de Bacharelado em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: le.morett@gmail.com

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Publicado
2020-11-01
Como Citar
Oliveira, S. D., Cunha, M. L. dos S., Felício, E. S., & Morett, L. B. (2020). Impactos da covid-19 na qualidade da prestação de serviços hoteleiros no Brasil. Ateliê Do Turismo, 4(2), 27-52. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/10604
Seção
TURISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA - Coord: Prof. Dr. Aristides Farias L dos Santos