Impactos da covid-19 na qualidade da prestação de serviços hoteleiros no Brasil
Resumen
Diante de um cenário sem precedentes, ocasionado pela pandemia da COVID-19, as atividades turísticas e hoteleiras sofreram grandes impactos. Isto se deu porque, na tentativa de conter o vírus, a orientação inicial da Organização Mundial da Saúde aos governos foi estabelecer a quarentena e o distanciamento social, além de limitar os deslocamentos. Tendo em vista tal situação, o presente artigo visa discutir as orientações formuladas em diferentes documentos e sua consequente efetividade junto aos meios de hospedagem brasileiros em prol da criação de modelos de serviços hoteleiros mais seguros, eficientes e conectados ao seu entorno, ou seja, sob a égide da hospitalidade. Para tanto, a metodologia adotada é de natureza básica, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica afim de fundamentar o tema abordado. Além disso, mediante análise de documentos propondo medidas e procedimentos a serem adotados nos ambientes turísticos e hoteleiros, a pesquisa também se caracteriza como documental. Esses, por sua vez, foram coletados no período de abril a junho de 2020, sendo selecionados especificamente aqueles que abordavam, direta ou indiretamente, os meios de hospedagem. Os resultados apontaram que alguns protocolos se limitam a orientações quanto à sanitização, que os serviços, elemento essencial em atividades ligadas à qualidade, quando abordados são distintos e, às vezes, díspares. Ademais, apesar de muitas orientações provavelmente serem agregadas às rotinas hoteleiras no futuro, as questões de sustentabilidade e responsabilidade para com o destino pós pandemia, quando mencionadas, são superficiais ou até mesmo questionáveis.
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