Turismo no espaço rural: a oferta de hospedagem rural na tríplice-fronteira Brasil-Argentina-Paraguai

  • Jéssica da Silva Ferreira Porto Unioeste
  • Rosislene Fátima Fontana UNIOESTE
Palavras-chave: Hospedagem Rural. Turismo Rural. Tríplice-fronteira.

Resumo

Os equipamentos de hospedagem podem estar localizados tanto no espaço rural quanto urbano. Quando localizados no espaço rural podem estar ligados ao turismo no espaço rural, contribuindo para a diversificação da fonte de renda da propriedade. O presente estudo tem como objetivo identificar os meios de hospedagem rural na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai, assim como sua tipologia, tendo Foz do Iguaçu (Brasil), Porto Iguassu (Argentina) e Cidade de Leste (Paraguai), como objetos de estudo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, complementada por pesquisa nos sites dos empreendimentos. Com resultados, é possível afirmar que, embora sejam importantes para a economia das localidades pesquisadas, os meios de hospedagem rurais ainda são em um número tímido se comparado aos localizados no espaço urbano. Observou-se ainda que, embora no espaço rural, a tipologia mais encontrada é o Hotel. Ainda como resultados, verificou-se que a localidade com maior quantidade de meios de hospedagem no espaço rural foi Porto Iguassu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Ferreira Porto, Unioeste

Graduanda em Hotelaria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista PIC/PIBIC da Unioeste. Email: jessicasfporto@gmail.com

Rosislene Fátima Fontana , UNIOESTE

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Norte do Paraná. Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora do Curso de Hotelaria da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS – UNIOESTE). E-mail: rosislene.fontana@gmail.com

Referências

Amaral, P. A. T. (2014). A evolução do mercado de trabalho na faixa de fronteira do Brasil. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, 2014. Rio de Janeiro. Porto Alegre: Editora Letra1; Rio de Janeiro: REBRAGEO, p. 963-976.

Andrade, N.; Brito, P. L.; & Jorge, W. E. (2000). Hotel: planejamento e projeto. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.

Boff, V. A. (2007). Turismo e Desenvolvimento Regional: um estudo comparado de duas regiões turísticas do estado do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul.

Brasil. Ministério da Integração Nacional. (2005). Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira: Bases de uma Política Integrada de Desenvolvimento Regional para a Faixa de Fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional.

Bricalli, L. C. L. (2005). Estudo das tipologias do turismo rural: Alfredo Chaves (ES). Santa Maria, RS: Facos (Série Dissertações em Turismo Rural).

Campanhola, S.; & SILVA, J. G. (2002). O lazer e o novo rural. In: Anais Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Passo Fundo, RS: SOBER.

Fontana, R. F. (2010). Inovação no planejamento do turismo e da hospitalidade no espaço rural. In: Santos, E.O.; & Souza, M. Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri, SP: Manole, p. 259-273.

Foz do Iguaçu. (2014). Secretaria Municipal de Turismo. Diretoria de Desenvolvimento do Turismo. Observatório de Turismo. Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos. Inventário da Oferta Turística de Foz do Iguaçu. Secretaria Municipal de Turismo – Foz do Iguaçu (PR): SMTU.

Gil, A. C. (2002.) Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Edição Atlas.

Henz, A. P.; Staduto, L. A.; & Piffer, M. (2018). Desenvolvimento rural sustentável e turismo rural no Brasil: uma relação de interdependência. Revista Ateliê do Turismo, v.2, n.1, p. 100-118.

Martins, R. S. S.; & Fontana, R. F. (2018). Motor de reservas na hotelaria: um estudo dos meios de hospedagem de Foz do Iguaçu. Revista Ateliê do Turismo, v.2, n.1, p. 77-99.

Ministério do Turismo do Brasil (MTUR). (2010). Turismo rural: orientações básicas. Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – 2.ed – Brasília: Ministério do Turismo.

Ministério de Turismo Missiones Argentina (MTUR ARG). (2020). Disponível em: http://www.misiones.tur.ar/pt/. Recuperado em:26/05/2020.

Nascimento, W. C. (2010). As relações de poder no contexto político econômico de Foz do Iguaçu/PR. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Maringá-PR.

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PMFI). (2011). Dados socioeconômicos de Foz do Iguaçu 2011. Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Secretaria Municipal da Administração. Departamento de Informações Institucionais.

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PMFI). (2013). Principais atrações turísticas e entretenimento 2013. Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Turismo. Paraguai.

Registro Nacional de Prestadores de Serviços de Turismo do Paraguai (REGISTUR). (2020). Disponível em: registur.gov.py/registur/#. Recuperado em: 26/05/2020.

Tulik, Olga. (2010). Turismo e Desenvolvimento no Espaço Rural: abordagens conceituais e tipologias. In: Santos, E.O.; & Souza, M. Teoria e prática do turismo no espaço rural. Barueri, SP: Manole, p. 02-22.

Publicado
2021-01-19
Como Citar
Porto, J. da S. F., & Fontana , R. F. (2021). Turismo no espaço rural: a oferta de hospedagem rural na tríplice-fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. Ateliê Do Turismo, 4(1), 75-97. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12095
Seção
ARTIGOS