O O uso da realidade aumentada e a experiência turística: uma revisão sistemática da literatura na base de dados scopus.

Palavras-chave: Tecnologia, Realidade Aumentada, Turismo, Experiência turística, Revisão Sistemática

Resumo

A Realidade Aumentada evoluiu através dos anos e seu uso passou a ser ampliado para outras áreas, como a atividade turística, fazendo com que a experiência dos consumidores venha passando por diversas transformações. Com base nesse maior uso das tecnologias para o turismo, surgiu o seguinte questionamento: o que tem sido produzido, em termos de estudos, sobre a temática da realidade aumentada e o seu uso no turismo? Para responder esse questionamento, buscou-se os seguintes objetivos: expor as principais tendências na literatura sobre realidade aumentada e turismo; detectar objetivos, contextos e abordagens da realidade aumentada no turismo e identificar os principais estudos sobre realidade aumentada e a experiência turística. Tudo isso, através de uma revisão sistemática na Base de dados, Scopus. Como metodologia para alcance desses objetivos foram estabelecidos critérios para a seleção dos artigos, através do uso de palavras-chave como realidade aumentada, turismo e experiência turística. Realizou-se uma síntese do conhecimento, possibilitando a percepção do que já se sabe sobre o tema e o pode ainda ser pesquisado, além de apontar direções para investigações futuras e algumas limitações do estudo. Pôde-se concluir que a realidade aumentada influencia na experiência turística e se for planejada da melhor maneira, pode contribuir para criar experiências memoráveis. A principal limitação do estudo é o fato de ser uma revisão sistemática da literatura em apenas uma base de dados e por isso, sugere-se como relevante para pesquisas futuras uma revisão sistemática atualizada e em outras bases.

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Biografia do Autor

Marília Paes Cesário, UFRN

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: marilia.cesario@gmail.com

Luiz Augusto Mendes-Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós-doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Associado do Departamento de Turismo da UFRN, professor permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR). E-mail: luiz.mendes@ufrn.br

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Publicado
2023-05-22
Como Citar
Paes Cesário, M., & Mendes-Filho, L. A. (2023). O O uso da realidade aumentada e a experiência turística: uma revisão sistemática da literatura na base de dados scopus . Ateliê Do Turismo, 7(1), 182-213. https://doi.org/10.55028/at.v7i1.16080
Seção
ARTIGOS