O O uso da realidade aumentada e a experiência turística: uma revisão sistemática da literatura na base de dados scopus.
Resumo
A Realidade Aumentada evoluiu através dos anos e seu uso passou a ser ampliado para outras áreas, como a atividade turística, fazendo com que a experiência dos consumidores venha passando por diversas transformações. Com base nesse maior uso das tecnologias para o turismo, surgiu o seguinte questionamento: o que tem sido produzido, em termos de estudos, sobre a temática da realidade aumentada e o seu uso no turismo? Para responder esse questionamento, buscou-se os seguintes objetivos: expor as principais tendências na literatura sobre realidade aumentada e turismo; detectar objetivos, contextos e abordagens da realidade aumentada no turismo e identificar os principais estudos sobre realidade aumentada e a experiência turística. Tudo isso, através de uma revisão sistemática na Base de dados, Scopus. Como metodologia para alcance desses objetivos foram estabelecidos critérios para a seleção dos artigos, através do uso de palavras-chave como realidade aumentada, turismo e experiência turística. Realizou-se uma síntese do conhecimento, possibilitando a percepção do que já se sabe sobre o tema e o pode ainda ser pesquisado, além de apontar direções para investigações futuras e algumas limitações do estudo. Pôde-se concluir que a realidade aumentada influencia na experiência turística e se for planejada da melhor maneira, pode contribuir para criar experiências memoráveis. A principal limitação do estudo é o fato de ser uma revisão sistemática da literatura em apenas uma base de dados e por isso, sugere-se como relevante para pesquisas futuras uma revisão sistemática atualizada e em outras bases.
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