Covid-19 na dinâmica de inovação do empreendedorismo de serviços de turismo em Cuenca, Equador
Resumo
Este estudo explora as dinâmicas empresariais e de inovação face a um agente inesperado, como o Covid-19. Apresenta um levantamento exploratório do número de empregados antes e no terceiro mês da pandemia. Mostra também a dinâmica provável dos empréstimos em condições favoráveis que eram exigidos pelo sector privado, mas que não chegaram a tempo. Além disso, os cadastros turísticos para 2019, 2020 e 2021 são contrastados ao nível global e para cada subsector dos serviços de turismo. Em seguida, explora-se a dinâmica do empreendedorismo turístico no cenário pandémico. Foi utilizada uma abordagem mista com um âmbito exploratório. Os instrumentos utilizados foram inquéritos, informação secundária de cadastros turísticos durante três anos, tais como 2019, 2020 e 2021, e entrevistas semi-estruturadas. Finalmente, foi encontrada uma diminuição significativa do emprego no turismo no início da emergência sanitária. Além disso, houve uma provável dinâmica de créditos suaves razoáveis com opções urgentes devido ao momento de crise. A comparação cadastral mostra uma queda acentuada e uma recuperação gradual no número de estabelecimentos turísticos. A dinâmica do empreendedorismo turístico mostra que a incerteza gerou respostas à crise pandémica, algumas obrigatórias e outras específicas para o momento e o clima empresarial de Cuenca, Equador.
Downloads
Referências
Alianza del Pacífico. (2020). Alianza del Pacífico, el poder de la integración. Retrieved September 3, 2020, de Alianza del Pacífico https://alianzapacifico.net/#1582751414811-5611b212-8230
Álvaro Dias, Mafalda Patuleia, Rui Silva, João Estêvão y Maria Rosario González-Rodríguez (2022) Post-pandemic recovery strategies: revitalizing lifestyle entrepreneurship, Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, 14:2, 97-114, https://doi.org/10.1080/19407963.2021.1892124
Astudillo, S. y Prada-Trigo, J. Empresas turísticas y factores de innovación: evidencias a partir del caso de estudio de Cuenca (Ecuador). Cuaderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 5 – 21, dez. 2017. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1112
Barbosa de Sousa, Bruno Miguel y Dominique-Ferreira, Sérgio. (2012). La innovación de los procesos: Diferenciación en los servicios turísticos. Estudios y perspectivas en turismo, 21(4), 963-976. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-17322012000400009&lng=es&tlng=es
Barreiro, F., y Futinico, Á. (2020). Mitigación del impacto por covid-19 en el turismo y la recuperación del sector (Universidad Católica de Colombia). https://repository.ucatolica.edu.co/handle/10983/24605
Baum, T. (2015). Human resources in tourism: Still waiting for change?–A 2015 reprise. Tourism Management, 50, 204–212. https://doi.org/10.1016/j. tourman.2015.02.001.
Cabanilla, E., C. Garrido y E. Molina (2021). Impacto del COVID 19 en el turismo urbano del Ecuador. Kult-ur, 8(15). https://doi.org/10.6035/Kult-ur.2021.8.15.5
CEPAL. (2020) “América Latina y el Caribe ante la pandemia del COVID – 19: efectos económicos y sociales”, 3 de abril [en línea] http://hdl.handle.net/11362/45494
Christin, R. (2018). Mundo en venta. Crítica a la sinrazón turística (Éditions L'échappée). París.
Corbisiero, F y Monaco, S. (2021). Post-pandemic tourism resilience: changes in Italians’ travel behavior and the possible responses of tourist cities. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 13(3), 401–417. https://doi.org/10.1108/WHATT-01-2021-0011
D'Orazio, M., Bernardini, G., & Quagliarini, E. (2020). How to restart? An agent-based simulation model towards the definition of strategies for COVID-19" second phase" in public buildings. arXiv preprint arXiv:2004.12927.
Dewit, A. (2020). Japan’s Integration of All-Hazard Resilience and Covid-19. The Asia-Pacific Journal, 18(11), 1–8. https://apjjf.org/2020/11/DeWit.html
Dias, Á. L., Cunha, I., Pereira, L., Costa, R. L. y Gonçalves, R. (2022). Revisiting Small- and Medium-Sized Enterprises’ Innovation and Resilience during COVID-19: The Tourism Sector. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 8(1), 11. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/joitmc8010011
Dias, Á. L., Silva, R., Patuleia, M., Estêvão, J., y González-Rodríguez, M. R. (2022). Selecting lifestyle entrepreneurship recovery strategies: A response to the COVID-19 pandemic. Tourism and Hospitality Research, 22(1), 115–121. https://doi.org/10.1177/1467358421990724
Didier, T., Huneeus, F., Larrain, M., & Schmukler, S. L. (2021). Financing firms in hibernation during the COVID-19 pandemic. Journal of Financial Stability, 53, 2-14. https://doi.org/10.1016/j.jfs.2020.100837
Esparza Aguilar, J. L., García Peréz de Lema, D., y Duréndez Gómez Guillamón, A. (2009). Gestión estratégica y competitiva de las empresas familiares turísticas mexicanas: Un estudio empírico. Revista Escuela de Administración de Negocios, (66), 5-29. https://www.redalyc.org/pdf/206/20620269002.pdf
Espinoza, F., Farfán, K., y Moreno, P. (2018). Transmitir o sucumbir: exploración de las dinámicas del tejido del sombrero de paja toquilla. Journal of Tourism and Heritage Research: JTHR, 1(2), 12-26. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7400768
Espinoza-Figueroa, F., Vanneste, D., Alvarado-Vanegas, B., Farfán, K., Rodríguez-Girón, S Saquicela, V. (2023). (pre-print). Attitudes towards tourism: signs of fundamental awareness and resilience? Evidence from southern Ecuador. Tourism Review International.
Fagadar, C. F., Trip, D. T., y Badulescu, D. (2021). Academic Contributions in Entrepreneurship Tourism Research. A Bibliometric Analysis. Oradea Journal of Business and Economics, 6(1), 62-73. http://doi.org/10.47535/1991ojbe122
Félix, A.G. y García, N. (2020). Estudio de pérdidas y estrategias de reactivación para el sector turístico por crisis sanitaria COVID-19 en el destino Manta (Ecuador). Revista Internacional de Turismo, Empresa y Territorio, 4 (1), 79-103. https://doi.org/10.21071/riturem.v4i1.12743
Ferreira, J., Raposo, M., y Fernandes, C. (2014). Technological vs. Professional Services and Location Influences on KIBS Innovative Capacity in Times of Crisis. In K. Rüdiger, M. Peris Ortiz, y A. Blanco González (Eds.), Entrepreneurship, Innovation and Economic Crisis (Springer, pp. 11–20). https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-319-02384-7
Fillis, I., y Rentschler, R. (2010). The role of creativity in entrepreneurship. Journal of enterprising culture, 18(01), 49-81. https://doi.org/10.1142/S0218495810000501
Fondo Monetario Internacional. (2020). Actualización de las perspectivas de la economía mundial. Retrieved September 2, 2020, from FMI https://www.imf.org/es/Publications/WEO/Issues/2020/06/24/WEOUpdateJune2020
Fu, H., Okumus, F., Wu, K., & Köseoglu, M. A. (2019). The entrepreneurship research in hospitality and tourism. International Journal of Hospitality Management, 78, 1-12. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.10.005
Fundación Municipal de Turismo para Cuenca (2020). Catastro de Servicios turísticos. Cuenca.
GAD Cuenca. Ordenanza que regula las medidas administrativas y de bioseguridad sanitaria temporales para combatir la pandemia del Covid 19 dentro del cantón Cuenca., No. 343 (2020).
Gaffney, C., y Eeckels, B. (2020). Covid-19 and Tourism Risk in the Americas. Journal of Latin American Geography, 19(3), 308–313. https://doi.org/10.1353/lag.2020.0054
Garrido-Cornejo, C., Cabanilla, E., Molina, E., y Villagrán, P. (2021). Impacto del COVID-19 en el sector turístico ecuatoriano (UIDE). http://www.dspace.uce.edu.ec/bitstream/25000/23917/1/21 CABANILLA-GARRIDO-MOLINA LA NUEVA REALIDAD.pdf
Gong, H., Hassink, R., Tan, J., Huang, D. (2020). Regional Resilience in Times of a Pandemic Crisis: The Case of COVID-19 in China. Tijdschrift Voor Economische En Sociale Geografie, 111(3), 497–512. https://doi.org/10.1111/tesg.12447
Guimarães, C., & Rissato, D. (2020). Atividade turística, emprego e política pública durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Contribuciones a las Ciencias Sociales, (72), 6. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7753834
Gursoy, D., & Chi, C. G. (2021). Celebrating 30 years of excellence amid the COVID-19 pandemic—An update on the effects of COVID-19 pandemic and COVID-19 vaccines on hospitality industry: Overview of the current situation and a research agenda. Journal of Hospitality Marketing & Management, 30(3), 277-281. https://doi.org/10.1080/19368623.2021.1902052
Hernández, R. (2014). Metodología de la investigación (Mc Graw Gill). México D.F.
Huang, A., Makridis, C., Baker, M., Medeiros, M., y Guo, Z. (2020). Understanding the impact of COVID-19 intervention policies on the hospitality labor market. International Journal of Hospitality Management, 91(August), 102660. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102660
Ladkin, A. (2011). Exploring tourism labor. Annals of Tourism Research, 38(3), 1135–1155. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.03.010
Lepkowska-White, E. (2017). Exploring the challenges of incorporating social media marketing strategies in the restaurant business. Journal of Internet Commerce, 16(3), 323-342. https://doi.org/10.1080/15332861.2017.1317148
Lopes dos Santos, A., y Wada, E. (2017). Análise dos impactos das relações de hospitalidade entre stakeholders na competitividade de destinos turísticos. Ateliê do Turismo, 1(1), 25-43. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/4280/pdf_1
Martins, A., Riordan, T., y Dolnicar, S. (2020). A post-COVID-19 model of tourism and hospitality workforce resilience. https://doi.org/10.31235/osf.io/4quga
Mejía Mayancela, P. N., y Granda Ortega, M. N. (2022-01-10). Exploración de conflictos y compromisos vinculados a la asociatividad y la cooperación de actores locales en procesos de desarrollo sostenible mediante el turismo en la parroquia Naranjal, Guayas, Ecuador, 2020-2021 (Tesis de grado). http://dspace.ucuenca.edu.ec/handle/123456789/37725
Mendoza Vargas, E. Y., Escobar Terán, H. E., Boza Valle, J. A., y Macías España, G. H. (2019). Característica de vulnerabilidad de los micro-emprendimientos en la provincia de Los Ríos; una necesidad de políticas sostenibles. Revista Universidad y Sociedad, 11(5), 377-384. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202019000500377
Melián-Gonzáles, S., y Bulchand-Gidumal, J. (2020). Employment in tourism: The jaws of the snake in the hotel industry. Tourism Management, 80(2020), 1–4. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104123
Mercosur. (2020). Los presidentes del MERCOSUR acuerdan medidas contra el coronavirus. Retrieved September 3, 2020, from MERCOSUR https://www.mercosur.int/los-presidentes-del-mercosur-acuerdan-medidas-contra-el-coronavirus/
Merino, F. (2014) La sucesión de poder en empresa familiar: problemas. Academia. https://acortar.link/0E5XVc
Ministerio de Turismo (2019). Catastro de Servicios turísticos. Cuenca.
Ministerio de Turismo (2021). Catastro de Servicios turísticos. Cuenca.
Molina-Villacís, C. J., Macías Chuto, E. M., y Rivera Barberán, G. R. (2021). La factibilidad de los microcréditos en época de pandemia por Covid19 en la zona noroeste de Guayaquil, Ecuador. Revista Publicando, 8(31), 291-302. https://doi.org/10.51528/rp.vol8.id2214
Morello, A. N. (2014). Lavado de dinero a través del turismo y desarrollos hoteleros. Revista del Notariado, 915. https://www.colegio-escribanos.org.ar/biblioteca/cgi-bin/ESCRI/ARTICULOS/65293.pdf
Oliveira, S., dos Santos Cunha., Silva E., y Barros L. (2020). Impactos da covid-19 na qualidade da prestação de serviços hoteleiros no Brasil. Ateliê do Turismo, 4(2), 27-52. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/10604
Organización Mundial del Turismo. (2020). Recomendaciones de la OMT sobre turismo y desarrollo rural – Una guía para convertir el turismo en una herramienta de desarrollo rural efectiva (UNWTO, Ed.). https://doi.org/https://doi.org/10.18111/9789284422210
Ordóñez-Ordóñez, S., Quiroga-Coronel, E., Galarza-Cordero, M., y Espinoza-Figueroa, F. (2021). Dinámicas del sector gastronómico en relación al uso de la tecnología en tiempos de Covid-19. ULEAM Bahía Magazine, 2(4), 10-22.
Palomo, G., Navarro, E., Cerezo, A., y Torres, E. (2020). Turismo poscoronavirus, ¿una oportunidad para el poscrecimiento? In Políticas, planes y estrategias de reactivación del turismo.
Presenza, A., Sheehan, L., y Ritchie, J. B. (2005). Towards a model of the roles and activities of destination management organizations. Journal of Hospitality, Tourism and Leisure Science, 3(1), 1–16. https://urlzs.com/xBK9L
Pikkemaat, B., Peters, M., y Bichler, B. F. (2019). Innovation research in tourism: Research streams and actions for the future. Journal of Hospitality and Tourism Management, 41, 184-196. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2019.10.007
Pinargote Montenegro, K., y Loor Chávez, T. (2021). El covid-19 y su impacto económico en las empresas hoteleras de Manta-Ecuador. Eca Sinergia, 12(1), 152-168. https://doi.org/10.33936/eca_sinergia.v12i1.2744
Quevedo-Vázquez, J. O., Pinzón-Prado, L. T., Vásquez-Lafebre, L. M., y Quevedo-Barros, M. R. (2020). Impacto del covid-19 en el emprendimiento del sector turístico en el Ecuador. Domino de las ciencias, 6(3), 1352-1367. https://www.dominiodelasciencias.com/index.php/es/article/view/1377
Ratten, V. (2020) Coronavirus (covid-19) and entrepreneurship: changing life and work landscape, Journal of Small Business & Entrepreneurship, 32:5, 503 516, https://doi.org/10.1080/08276331.2020.1790167
Ríos, J. (2020). Una aproximación (Geo) politológica a la crisis de la Covid-19 en América Latina. Journal of Latin American Geography, 19(3), 194–201. https://doi.org/https://doi.org/10.1353/lag.2020.0079
Romão, J. (2020). Tourism, smart specialisation, growth, and resilience. Annals of Tourism Research, 84, 102995. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102995
Rodríguez, R. M. (2008). Micro-cluster turísticos: El papel del capital social en el desarrollo económico local. Revista de Estudios Empresariales. Segunda época, (2). https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/REE/article/view/366
Rodríguez-Castellanos, A., y San-Martín-Albizuri, N. (2020). Covid-19, globalización, complejidad e incertidumbre: algunas reflexiones sobre gestión empresarial en tiempos de crisis y más allá. Revista GEON (Gestión, Organizaciones Y Negocios), 7(2), 1-17. https://doi.org/10.22579/23463910.219
Santander, P. (2011). Por qué y cómo hacer análisis de discurso. Cinta de moebio, (41), 207-224. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2011000200006
Sayago, S. (2014). El análisis del discurso como técnica de investigación cualitativa y cuantitativa en las ciencias sociales. Cinta de moebio, (49), 1-10. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0717-554X2014000100001&script=sci_arttext
Sharma, G. D., Thomas, A., y Paul, J. (2021). Reviving tourism industry post-COVID-19: A resilience-based framework. Tourism Management Perspectives, 37(December 2020), 100786. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100786
Stauvermann, P., y Kumar, R. (2017). Productivity growth and income in the tourism sector : Role of tourism demand and human capital investment. Tourism Management, 61, 426–433. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.03.006
Sarasvathy, S. D., Dew, N., Velamuri, S. R., y Venkataraman, S. (2011). Three views of entrepreneurial opportunity. In Z. J. Acs y D. B. Audretsch (Eds.), Handbook of entrepreneurship research: An interdisciplinary survey and introduction (2nd ed., pp. 77–96). New York, NY: Springer. https://link.springer.com/chapter/10.1007/0-387-24519-7_7
Seraphin, H., y Dosquet, F. (2020). Mountain tourism and second home tourism as post COVID-19 lockdown placebo? Worldwide Hospitality and Tourism Themes. https://doi.org/10.1108/WHATT-05-2020-0027
Sheresheva, M., Efremova, M., Valitova, L., Polukhina, A., y Laptev, G. (2021). Russian Tourism Enterprises’ Marketing Innovations to Meet the COVID-19 Challenges. Sustainability, 13(7), 3756. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/su13073756
Solvoll, S., Alsos, G. A., & Bulanova, O. (2015). Tourism entrepreneurship–review and future directions. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 15(1), 120-137. https://doi.org/10.1080/15022250.2015.1065592
Thukral, E. (2021). COVID‐19: Small and medium enterprises challenges and responses with creativity, innovation, and entrepreneurship. Strategic Change, 30(2), 153-158. https://doi.org/10.1002/jsc.2399
UNWTO. (2020). G20 tourism leaders commit to intensify efforts towards a sustainable tourism. Retrieved October 28, 2020, from UNWTO website: https://www.unwto.org/news/g20-tourism-leaders-commit-to-intensify-efforts-towards-a-sustainable-recovery
World Tourism Organization and International Labour Organization. (2014). Measuring Employment in the Tourism Industries - Guide with Best Practices (UNWTO, Ed.). Retrieved from https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284416158
Wright, M., y Marlow, S. (2012). Entrepreneurial activity in the venture creation and development process. International Small Business Journal, 30(2), 107–114. https://doi.org/10.1177/0266242611432793
Copyright (c) 2023 Isabela Once-Jara, Lizbeth Arévalo-Nieves, Tatiana Bazán-Quinde, Freddy Espinoza-Figueroa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores/investigadores que publicam na Ateliê do Turismo concordam com os seguintes termos:
1 - Direitos autorais.
Os autores/investigadores mantêm seus direitos autorais, embora concedam à Ateliê do Turismo, os direitos de exploração não exclusiva (reprodução, distribuição e publicidade). Concedem à Ateliê do Turismo o direito de primeira publicação de seu trabalho/pesquisa, que estará simultaneamente sujeito à licença indicada no ponto 2. Os autores podem estabelecer outros acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na Ateliê do Turismo, desde que haja um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
2 - Licença.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta licença permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato), dar o crédito apropriado ao (s) autor (es) / investigador (es) e revista, porém, não pode utilizar o material para fins comerciais. No caso de remixação, transformação ou criação a partir do artigo, não poderá distribuir o material modificado.
O (s) autor (es) / investigador (es), possuem autorização para distribuição pelos diversos meios a comunidade científica e acadêmica, bem como são estimulados a distribuir em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, tendo em vista que esse processo pode ocasionar alterações produtivas, como impacto da pesquisa e as devidas citações do trabalho publicado.