Carnaval Brasileiro e Identidade Nacional - uma breve história da folia e da nação

  • Antonio Firmino de Oliveira Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Teylor Fuchs Cardoso dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Identidade, Carnaval, Cultura, Identidade Nacional, Samba

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de consolidação do carnaval no Brasil e sua relação com a construção da Identidade Nacional. Compreendendo a origem da festa a partir das influências das festas pagãs e da Antiguidade e seu vínculo com a religião católica. Com análise bibliográfica e documental o trabalho se debruçou desde as primeiras modalidades de manifestações carnavalescas trazidas pelos portugueses como o entrudo, os bailes de máscaras de influência francesa até chegar ao carnaval com características hibridas, que posteriormente seria chamado de carnaval brasileiro, que se tornou uma das referências da identidade nacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente (2003), com estágio pós-doutoral na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Atualmente é professor Titular aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e participa como professor permanente do Programas de Pós-graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana. E-mail: firmino.neto@ufms.br

Teylor Fuchs Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

acharel em Ciências Sociais, Licenciado em Sociologia, Mestrando em Estudos Culturais (UFMS - Câmpus de Aquiadauana), Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. E-mail: teylorfuchs@hotmail.com

Referências

Bakhtin, M. M. (1987). A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Hucitec.

Barbato, L. F. T. (2011). Brasil, um país tropical: o clima na construção da identidade nacional brasileira (1839-1889). Campinas, SP: [s.n].

Barbato, L. F. T. (2014). A construção da identidade nacional brasileira: necessidade e contexto. Revista Eletrônica História em Reflexão, 8(15), jan-jun.

Camargo, D. de. (2012). Alegrias engarrafadas: os álcoois e a embriaguez na cidade de São Paulo no final do século XIX e começo do XX. São Paulo: Editora Unesp.

Canclini, N. (2002). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp.

DaMatta, R. (1991). A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil (4ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Diniz, A. (2008). Almanaque do carnaval: a história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Fávero, M. de L. A. (2000). Universidade e poder (2ª ed.). Brasília: Editora Plano.

Fernandes, F. (2020). A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica (6ª ed.). São Paulo: Contracorrente.

Ferreira, F. (2004). O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro.

Ferreira, L. F. (2000). Rio de Janeiro, 1850-1930: A cidade e seu carnaval. Espaço e Cultura, 9-10. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2000.7223

Fiorin, J. L. (2009). A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiana, 1(1), 115-126.

Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª ed.). Rio de Janeiro: DP&A.

Ianni, O. (1965). Estado e capitalismo: estrutura social e industrialização no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Kasahara, I. (2016). A história dos desfiles das escolas de samba. http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/8651-a-historia-dos-desfiles-das-escolas-de-samba

Ortiz, R. (1986). Cultura brasileira e identidade nacional (2ª ed.). São Paulo: Brasiliense.

Quijano, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In E. Lander (Org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais (1ª ed.). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO.

Real, K. (1990). O folclore no carnaval do Recife (2ª ed. rev. e aum.). Recife: Massangana.

Souza, C. H. G. N. de. (2004). O desfile das Escolas de samba na televisão: vinte anos de sambódromo. Rio de Janeiro: Estácio de Sá.

Williams, R. (2015). Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Unesp

Publicado
2024-09-13
Como Citar
Oliveira Neto, A. F. de, & Santos, T. F. C. dos. (2024). Carnaval Brasileiro e Identidade Nacional - uma breve história da folia e da nação. Ateliê Do Turismo, 8(1), 375 - 392. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.20317
Seção
ARTIGOS