Os Hostels e a Nova Dinâmica Espacial do Turismo e da Sociabilidade Jovem em Curitiba
Resumo
Conforme Hayllar et al (2011), o turismo urbano ocorre em uma área classificada por “área funcional turística”, a qual é caracterizada por estar contida dentro de um espaço mais amplo e, com fronteiras bem definidas. Dessa forma, por meio deste estudo, parte-se da obra de Hayllar et al (2011), para compreensão das novas sociabilidades e novas espacialidades criadas por hostels na cidade de Curitiba por meio da problemática: Qual a potencial influência da realização de eventos em hostels de Curitiba, para a formação de novos espaços de sociabilidade turística entre moradores e turistas? Com isso, estabelece-se como objetivo geral, “constatar a influência potencial dos eventos, em hostels de Curitiba, para a formação de novos espaços de sociabilidade turística na cidade”. Para isso, estabeleceu-se como método para este estudo quantitativo e qualitativo de caráter exploratório a pesquisa dos conceitos selecionada em artigos científicos, livros e documentos online, buscando-se embasamento teórico acerca do tema proposto. A segunda etapa de estudo previu o mapeamento de hostels na cidade de Curitiba buscando-se, por meio de pesquisas em suas páginas em redes sociais, identificar a quantidade de eventos realizados por esses empreendimentos para classificá-los no mapeamento em conformidade com os eventos realizados, e consequente análise das possibilidades de geração de espaços e momentos de sociabilização entre turistas e curitibanos durante os referidos eventos. Ao final, observou-se que os eventos ocorridos em hostels geram a possibilidade de novas sociabilidades entre moradores e turistas, formando-se, dessa forma, novas dinâmicas dentro das áreas funcionais turísticas.
Downloads
Os autores/investigadores que publicam na Ateliê do Turismo concordam com os seguintes termos:
1 - Direitos autorais.
Os autores/investigadores mantêm seus direitos autorais, embora concedam à Ateliê do Turismo, os direitos de exploração não exclusiva (reprodução, distribuição e publicidade). Concedem à Ateliê do Turismo o direito de primeira publicação de seu trabalho/pesquisa, que estará simultaneamente sujeito à licença indicada no ponto 2. Os autores podem estabelecer outros acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na Ateliê do Turismo, desde que haja um reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
2 - Licença.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

