Turismo e desenvolvimento local: estudo no parque ecológico Cachoeira do Urubu-Piauí-Brasil

  • Livania Norberta Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Aldecyane Silva Rodrigues Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Turismo, Desenvolvimento local, Cachoeira do Urubu

Resumo

O turismo constitui-se uma prática de relevante contribuição socioeconômica e cultural para o desenvolvimento local. Entretanto, é necessário que haja planejamento e estruturação das áreas de conservação para que não cause danos ao meio ambiente. Assim, este estudo objetiva, analisar a contribuição do turismo no desenvolvimento local da região do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina-PI, bem como investigar se as intervenções ocorrem de forma sustentável ao ambiente e a população envolvida. Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, observação in loco e conversas informais com os proprietários de estabelecimentos no local. Constatou-se que o turismo no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu é de grande importância para o desenvolvimento social, econômico e cultural, todavia, precisa ser alicerçada de um planejamento adequado com gestão participativa, para resultar em benefícios tanto para a preservação do meio ambiente natural, quanto dos turistas e a população local envolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livania Norberta Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Pós doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2019); Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Fez doutorado Sanduíche em Geografia na Universidade de Coimbra (2017). É Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2011). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2008). É integrante do Grupo de Estudos Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON/UFPI); e no Grupo de Pesquisa Estudos Integrados em Bacias Hidrográficas (IFMA); É professora Formadora do CEAD-UFPI (2018). Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)MEC. Coordenou o Curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação São Francisco-FAESF (2012-2013). Coordenou o TCC na Faculdade de Educação São Francisco-FAESF (2013). Atua principalmente na área da educação e pesquisa, nos seguintes temas: Desenvolvimento e Meio Ambiente, Vulnerabilidade socioambiental, Bacias Hidrográficas, Desenvolvimento Sustentável, Impactos ambientais urbanos e rurais, Gestão ambiental, Ordenamento territorial e Educação Ambiental.

Aldecyane Silva Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí

Referências

Aguiar, R. B. (2014). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Esperantina. Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil.

IBGE (2018). Dados Socioeconomicos De Esperantina-PI. Recuperado em 28 mai. 2018 de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/esperantina/panorama

IBGE (2018, maio). Dados Socioeconomicos De Batalha-PI. Recuperado em 27 mai. 2018 de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/batalha/panorama.

Dias, R. (2005). Gestão Local do Turismo: Competitividade com Sustentabilidade. In Gestão de Hotelaria e Turismo. Dias, R. & Pimenta, M. A. (orgs.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Magalhães, C. F. (2002). Diretrizes para o Turismo Sustentável em Municípios. São Paulo: Roca. Recuperado em 27 mai. 2018 de https://www.uninter.com/web/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/viewFile/ 181/71

Melgar, E. (2001). Fundamentos de Planejamento e Marketing em Turismo. Recuperado em 20 mai. 2018 de https://www.uninter.com/web/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/viewFile/ 181/71

Nash, D. (1989). “Tourism as a form of imperialism”, In Hosts and guests: The anthropology of tourism (2 ed.), Philadelphia: University of Pennsylvania Press. V. Smith. p. 37-52.

Nascimento, J. L. B. (2007). O Surfe na Pororoca: Sustentabilidade e Turismo em São Domingos do Capim - Pa, Belém: Editora EDUFPA

Piauí. Secretaria de Turismo (2009). Programa de regionalização do turismo. Teresina.

Salvati, S. S. (2005). A certificação e as dimensões da sustentabilidade e da qualidade dos produtos e serviços em ecoturismo. In Mendonça, R. & Neiman, Z. (Org.). Ecoturismo no Brasil. Barueri: Manole, p. 62-104.

Santos, C. A. J. S. & Campos, A. C. (2003). Estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo. In Coriolano, L. M. T. & Lima, L. C. Turismo comunitário e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: EDUECE, p. 161- 172.

Silva, C. G. B. (2008). Estado de conservação dos fragmentos florestais na Área de Proteção Ambiental-APA estadual Cachoeira do Urubu (PI) e avaliação de indicadores para monitoramento ambiental. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Teresina.

Sousa, A. R. P. de. & Araujo, J. L. L. (2012). Percepção ambiental no turismo do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu nos municípios de Esperantina e Batalha no Estado do Piauí. RAEGA, v.24, p. 69-91.

Zapata, T. (2004). Gestão participativa para o desenvolvimento local. Recife: Instituto sensorial para o desenvolvimento humano.

Publicado
2020-03-26
Como Citar
Oliveira, L. N., & Rodrigues, A. S. (2020). Turismo e desenvolvimento local: estudo no parque ecológico Cachoeira do Urubu-Piauí-Brasil. Ateliê Do Turismo, 3(1), 45-55. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/9478
Seção
ARTIGOS