The impact of the pandemic on tourism: a case study on CVC tourism operator in the city of Rio de Janeiro, Brazil

  • Letícia Araujo Moreira UFRRJ
  • Maria Angélica Maciel Costa
  • Fausi Kalaoum USP
Keywords: Travel Agency, Covid-19, Tourism, CVC Travel

Abstract

This work brings the theme about the worldwide pandemic of the new coronavirus and its consequences for tourism in general, with a more detailed analysis of the travel agency sector. A case study of the company CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens was carried out in Rio de Janeiro, which is today the largest tour operator in Brazil, seeking to analyze the damage caused in its operation as well as the necessary actions that have already been taken and those that are still to come for the resumption of its growth, with the main focus on the CVC branches in Rio de Janeiro, which suffered from the closure of more than 20 stores during the pandemic period. Secondary data such as articles and reports on the subject were used, as well as an interview with the owner of CVC franchises in Rio de Janeiro for a more specific analysis of the case and to obtain research results. It is concluded that in addition to the economic losses in the sector, travel agents were also affected through the precariousness of work and the loss of labor rights due to changes in the forms of employment contract.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Araujo Moreira, UFRRJ

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E-mail: araujomoreira.leticia@gmail.com

Maria Angélica Maciel Costa

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Administração e Turismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: mangelicamc@ufrrj.br

Fausi Kalaoum, USP

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Turismo pela Universidade de São Paulo (EACH). E-mail: fausi@usp.br

References

Andrade, A. L. (2021). Diretora da CVC, Daniela Bertoldo explica conceitos das novas marca e loja. Panrotas. Recuperado em: 29 jul. 2021, de https://www.panrotas.com.br/agencias-de-viagens/mercado/2021/06/diretora-da-cvc-daniela-bertoldo-explica-conceitos-das-novas-marca-e-loja_182111.html.

Beni, M. C. (2020). Turismo e Covid-19: Algumas Reflexões / Tourism and COVID-19: Some Reflections. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3a02.

Brasil (2018). Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Recuperado em 20 ago. 2021, de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm.

Brasil (2020a). Medida provisória nº 925, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre medidas emergenciais para a aviação civil brasileira em razão da pandemia da covid-19. Brasília, Diário Oficial da União, 2020a, p. 4. Recuperado em 28 set. 2021, de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-925-de-18-de-marco-de-2020-248810143.

Brasil (2020b). Lei n. 14.051, de 08 de setembro de 2020. Abre crédito extraordinário em favor de Operações Oficiais de Crédito, no valor de R$ 5.000.000.000,00 (cinco bilhões de reais), para o fim que especifica. Brasília, Diário Oficial da União.

Brasil (2020c). Lei Nº 14.020, de 6 de julho de 2020. Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Brasília, 2020b. Recuperado em 01 out. 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14020.htm.

Brasil (2021b). Tribunal de Contas da União. TCU solicita ao Ministério do Turismo informações sobre uso de créditos extraordinários de R$ 5 bilhões do Fungetur. 16 jun. Recuperado em 10 janeiro de 2022, de <025.461.2020-6 MBC.pdf (tcu.gov.br)>.

Buono, M. (2019). CVC Corp já investiu mais de R$ 1,5 bilhão em aquisições. Panrotas, 02 ago. Recuperado em 07 jul. 2021, de https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2019/08/cvc-corp-ja-investiu-mais-de-r-15-bilhao-em-aquisicoes_166457.html.

Calixto, F. (2021). "Objetivo da CVC é ser uma empresa do turista", diz CEO. Panrotas. Recuperado em: 27 jul. 2021, de<https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2021/06/objetivo-da-cvc-e-ser-uma-empresa-do-turista-diz-ceo_182432.html>.

Coraccini, R. (2021). Entenda as regras de redução de salário e de suspensão do contrato de trabalho. CNN Brasil. Recuperado em: 29 jul. 2021, de <https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/05/05/entenda-as-regras-de-reducao-de-salario-e-de-suspensao-do-contrato-de-trabalho>.

CVC. (2015). Um caso de amor com o Rio. O Globo, 26 out. Recuperado em: 07 jul. 2021, de <https://oglobo.globo.com/rio/um-caso-de-amor-com-rio-17877521>.

CVC. (2021a). CVC Busca por lojas. . Recuperado em : <https://lojas.cvc.com.br/>. Acesso em: 28 jul. 2021.

CVC. (2021b). Seja um franqueado cvc!. Recuperado em : <https://franquias.cvc.com.br/>. Acesso em: 22 ago. 2021.

Época Negócios. (2014). Ao completar 42 anos, CVC muda slogan e identidade visual. Recuperado em: 18/01/2022, de <https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/05/ao-completar-42-anos-cvc-muda-slogan-e-identidade-visual.html>.

Falavigna, M, Colpani V, Stein, C, Azevedo, L. C, Bagattini, A. M, Brito, G. V. (2020). Diretrizes para o tratamento farmacológico da COVID-19. Consenso da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Revista Brasileira Terapia Intensiva, 32 (2), 166-196.

Ferro, M. (2020). Governo dá socorro a companhias aéreas e prazo maior para reembolsos. Poder 360, 18 mar. Recuperado em: 28 jun. 2021, de <https://www.poder360.com.br/governo/governo-da-socorro-a-companhias-aereas-e-prazo-maior-para-reembolsos/>.

Fundação Getúlio Vargas. (2020). Impacto econômico do Covid-19 – Propostas para o turismo. Rio de Janeiro: FGV, jun. Recuperado em: 14/01/2022, de https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/02.covid19_impactoeconomico_turismo2_v07_ fichacatalografica.pdf.

Gastal, S. (2020). Turismo em tempos de covid-19: perguntas fortes, respostas fracas. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 8(14), 101–109.

Goslling, S., Scott, D., & Hall, M. C. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of Covid-19. Journal os Sustainable Tourism, abr.

Granda, A. (2020). Lojistas não pagarão aluguel enquanto shoppings estiverem fechados. Agência Brasil. Recuperado em: 29 jul. 2021, de <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/lojistas-nao-pagarao-aluguel-enquanto-shoppings-estiverem-fechados>.

Haro, C. S. (2020). Artigo: O novo normal e a nova hotelaria. Panrotas, 20 abr. Recuperado em 29 jun. 2021, de <https://www.panrotas.com.br/hotelaria/mercado/2020/04/artigo-o-novo-normal-e-a-nova-hotelaria_172941.html>.

Institucional CVC. (2016). CVC 2016. Recuperado em: 07 jul. 2021, de <https://www.cvc.com.br/institucional/sobre-a-cvc-nossa-historia>. .

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Recuperado em: 24 fev. 2022, de < https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2015). Mensurando o emprego no setor turismo no Brasil: do nível nacional ao regional e local. Texto para Discussão. IPEA, Brasília. Recuperado em: 14/01/2022, de <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2073.pdf>.

Henderson, A., & Torres, L. (2022). Com o aumento de casos de Covid, faltam insumos para exames em clínicas e farmácias do RJ. Recuperado em 13 jan. 2022, de

<https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/01/13/com-o-aumento-de-casos-de-covid-faltam-insumos-para-exames-em-clinicas-e-farmacias-do-rj.ghtml>.

Jones, N. R., Qureshi, Z. U., Temple, R. J., Larwood, J. P. J., Greenhalgh, T., & Bourouiba, L. (2020), Two meters or one: what is the evidence for physical distancing in covid-19? British Medical Journal, August. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.m3223

Kalaoum, F., Sousa, E., & Trigo, L. (2020). Hospitalidade sanitária? Reflexões sobre uma nova perspectiva para o turismo. Revista Hospitalidade,17(3), 274-297. DOI: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.013

Kramer, V. (2021). O que as empresas aéreas estão fazendo para sair da “turbulência” da pandemia. Gazeta do Povo, 27 jun. Recuperado 29 jun. 2021, de <https://www.gazetadopovo.com.br/economia/o-que-empresas-aereas-estao-fazendo-sair-turbulencia-pandemia/>.

Lamas, S. A.; Silva, C. B., & Nascimento, E. D. (2020). Impactos da covid-19 no trabalho do turismo no brasil: perspectivas dos/as trabalhadores/as. Turismo: Estudos & Práticas (UERN), Mossoró/RN, 9 (Dossiê Temático 2), 1-16.

Lima, F.(2021). CVC anuncia cartão de crédito e inicia programa de fidelidade. Brasil Turismo Jornal. Recuperado em: 29 jul. 2021, de <https://brasilturis.com.br/cvc-anuncia-cartao-de-credito-e-inicia-programa-de-fidelidade/>.

Mali, T.; Ferrari, H., & Carboni, N. (2020). Aéreas anunciam cancelamento de 90% dos voos e veem valor de mercado despencar. Poder 360, 24 mar. Recuperado em: 29 jun. 2021, de <https://www.poder360.com.br/economia/aereas-anunciam-cancelamento-de-90-dos-voos-e-veem-valor-de-mercado-despencar/>.

Monaco, J. (2020). Saiba como a hotelaria está lidando com os impactos do Covid-19. Panrotas, 18 mar. Recuperado em: 29 jun. 2020, de <https://www.panrotas.com.br/hotelaria/mercado/2020/03/saiba-como-a-hotelaria-esta-lidando-com-os-impactos-do-covid-19_171942.html>.

Neofeed.(2021). CVC muda sua marca e toma um banho de loja. Recuperado em: <https://neofeed.com.br/blog/home/exclusivo-cvc-muda-sua-marca-e-toma-um-banho-de-loja/>. Acesso em: 18 jan. 2022.

Newtrade. (2018). CVC planeja cem novas lojas no ano e integrar o físico e o digital. Recuperado em:< https://newtrade.com.br/varejo/cvc-planeja-cem-novas-lojas-no-ano-e-integrar-fisico-e-digital/>. Acesso em: 18 jan. 2022.

Oliveira, J. J. (2021). Turismo demitiu 1 milhão na pandemia e só retoma em 2023, diz associação de operadoras. Uol Economia, 20 fev. Recuperado em: 29 jun. 2021, de <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/02/20/turismo-so-recupera-perdas-depois-de-2023-diz-associacao-de-operadoras.htm>.

Organização Pan-Americana da Saúde. (2021). OPAS Histórico da pandemia de COVID-19. Recuperado em: 07 jul. 2021, de <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>.

Our Worl in Data. (2022). The Global Change Data Lab. Contry-by-country data on confirmed cases. Oxford (UK): Oxford Martin School/University of Oxford, 17 jan. Recuperado em: 17 jan. 2022, de <https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer>.

Panrotas. (2021). CVC apresenta nova logo e novo conceito de loja. Recuperado em: 18 jan. 2022, de < https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2021/06/cvc-apresenta-nova-logo-e-novo-conceito-de-loja-conheca_182108.html>.

Regis, I. (2020). Ações da CVC voltam a cair após confirmação de erros no balanço. Mercado e Eventos, 31 mar. Recuperado em: 12 jul. 2021, de <https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/agencias-e-operadoras/acoes-da-cvc-voltam-a-cair-apos-confirmacao-de-erros-no-balanco/>.

Rejowski, M., & Perussi, R. (2008). Trajetória das Agências de Turismo: Apontamentos no Mundo e no Brasil. In Braga, D. C. Agências de Viagens e Turismo. Rio de Janeiro: Elselver.

Sambrana, C. (2020). Uma viagem sem volta: o ambicioso plano de Leonel Andrade para a CVC Corp. Neofeed, 28 abr. Recuperado em: 17 jul. 2021, de <https://neofeed.com.br/blog/home/uma-viagem-sem-volta-o-ambicioso-plano-de-leonel-andrade-para-a-cvc-corp/>.

Sambrana, C. (2021). Exclusivo: CVC muda sua marca e toma um banho de loja. Neofeed. Recuperado em: 22 jul. 2021, de <https://neofeed.com.br/blog/home/exclusivo-cvc-muda-sua-marca-e-toma-um-banho-de-loja/>.

Sheller, M. (2020). Reconstructing tourism in the Caribbean: connecting pandemic recovery, climate resilience and sustainable tourism through mobility justice. Journal of Sustainable Tourism. DOI: https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1791141

Silveira, C. E., Medaglia, J., Vicentim, J. F. & Barbosa, D. P. (2020). Transformações na sociedade e no mercado de trabalho: a inserção profissional de turismo no cenário pós-pandemia do Covid-19. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 16, 106-130

Vasconcelos, E. (2020). Como está o Setor Hoteleiro em tempos de pandemia? Jornal Contábil, 22 jun. Recuperado em: 29 jun. 2021, de <https://www.jornalcontabil.com.br/como-esta-o-setor-hoteleiro-em-tempos-de-pandemia/>.

Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: AlephVoglino, E. (2019). Comprar Ações da CVC Hoje Vale a Pena? CVCB3 vai subir? The Capital Advisor, 26 dez. Recuperado em: 12 jul. 2021, de <https://comoinvestir.thecap.com.br/comprar-acoes-cvc-cvcb3-vale-pena/>.

Xavier, J. A. D., & Alves, F. L. B. (2020). Entenda sobre o coronavírus – epidemiologia e precauções. Journal of Infection Control. Ano IX. 9(2),1-2.

Published
2022-03-02
How to Cite
Moreira, L. A., Costa, M. A. M., & Kalaoum, F. (2022). The impact of the pandemic on tourism: a case study on CVC tourism operator in the city of Rio de Janeiro, Brazil. ATELIÊ DO TURISMO, 6(1), 178 -202. https://doi.org/10.55028/at.v6i1.14539