Os eventos como fomentadores do turismo: um estudo de caso da FIT Pantanal
Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos eventos como responsáveis pela fomentação do turismo regional baseando-se nos dados obtidos através dos questionários aplicados durante a Feira Internacional do Turismo – FIT Pantanal 2017, em Cuiabá/MT. A pesquisa compreendeu o levantamento bibliográfico e a formulação de questionários com os atores envolvidos na FIT Pantanal, com o intuito de traçarmos um panorama de entendimento da formação da estrutura do evento e sua contribuição para o fomento do turismo no estado de Mato Grosso. Os questionários foram aplicados aos participantes entre os dias 20 a 23 de abril de 2017 pelos discentes do 1º e 2º semestres do curso de Bacharel em Turismo do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Inicialmente apresentamos uma discussão sobre a definição de eventos e turismo, a sua relação com o turismo de eventos, bem a contextualização dos eventos em Mato Grosso, a exemplo da Copa do Mundo 2014 sediada em Cuiabá e a FIT Pantanal em 2017. A seguir demonstramos e analisamos os principais resultados apurados na pesquisa realizada pelos discentes. Observamos que de acordo com os dados levantados na pesquisa e as informações do governo de Mato Grosso em relação aos resultados da FIT Pantanal 2017, fica evidente que a promoção de eventos auxilia na divulgação dos atrativos turísticos presentes na comunidade receptora e assim se tornam ferramentas importantes para a fomentação do turismo regional, bem como colaboram na propagação de renda e emprego na cidade sede do evento.
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