Eventos técnico-científicos: A trajetória do Ciclo Internacional de Atividades Hoteleiras

  • Nândri Cândida Strassburger Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
  • Rosislene de Fátima Fontana Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
  • Samanta Gallo Cabral Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Resumen

Os eventos técnico-científicos além de serem uma fonte importante na busca de novos conhecimentos, também tem como propósito reunir pesquisadores, professores e estudantes de uma determinada área. O objetivo proposto para a presente pesquisa foi realizar uma análise da trajetória do evento Ciclo Internacional de Atividades Hoteleiras – CIAH, que neste ano chega a sua 13ª edição. O Evento é promovido pelo Curso de Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, enquanto meio de contribuir para a qualificação profissional dos estudantes e profissionais do mercado hoteleiro. A presente pesquisa caracteriza-se como estudo de caso descritivo, uma vez que seu propósito foi apresentar uma análise desse Evento técnico-científico. Com base nos dados e informações apresentadas, é possível verificar a importância que o Evento representa para seu público, com suas variadas atividades envolvendo ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis para a formação do profissional qualificado e com conhecimentos atualizados do mercado hoteleiro.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Nândri Cândida Strassburger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade Paranaense (Unipar). Professora Assistente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando no Curso de Bacharelado em Hotelaria em Foz do Iguaçu. E-mail: nandricandida@gmail.com

Rosislene de Fátima Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando no Curso de Bacharelado em Hotelaria em Foz do Iguaçu e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (mestrado e doutorado) em Marechal Cândido Rondon. E-mail: rosislene.fontana@unioeste.br

Samanta Gallo Cabral, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Professora Assistente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), atuando no Curso de Bacharelado em Hotelaria em Foz do Iguaçu. E-mail: samantacabral@hotmail.com

Citas

Adler, A. (2020). Setor de eventos debate cenário pós-coronavírus. [Entrevista cedida a] Teresa Levin, 09 abr. 2020. Recuperado de: https://bityli.com/k6knh. Acesso em 02 jun 2020.

Andrade, R. B. (2007). Manual de eventos. 3 ed. ampl. Caxias do Sul: Educs.

Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). (2020). ABEOC: mercado de eventos deve ter prejuízo de R$ 80 bilhões em dois meses. Recuperado de: https://bityli.com/stEhg. Acesso em 02 jun 2020.

Barbosa, F. S. (2013). Planejamento estratégico para eventos: um estudo de caso das estratégias de marketing utilizadas pela Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS. Cultur, 7(1), 87-104.

Bond, M. T., & Oliveira, M. de. (2009). Manual do profissional de secretariado, v.4: Organizando Eventos. Curitiba: Ibpex.

Britto, J., & Fontes, N. (2002). Estratégicas para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.

Campello, B. S. (2000). Encontros científicos. In: Campello, B. S., Cendòn, B. V., & Kremer, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG.

Canton, M. (1998). Evento: da proposta ao planejamento. Turismo - Visão e Ação, 1(1), 101-113.

Canton, A. M. (2002). Os eventos no contexto da hospitalidade – um produto e um serviço diferencial. In: Dias, C. M. de M. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole.

Castravechi, L. A., Simeão, D. F., Cunha, L. C. S., Constantino, N. A. (2018). Os eventos como fomentadores do turismo: um estudo de caso da FIT Pantanal. Revista Ateliê do Turismo, 2(1), 51-73.

Dias, J., & Martins, L. M. (2011). Turismo de eventos e o potencial dos eventos técnicos científicos. Anais VII ENPPEX, Campo Mourão (PR).

Dicionário online de português. Evento. Recuperado de: https://www.dicio.com.br/evento/. Acesso em 13 abr 2020.

Dencker, Ada de Freitas Maneti. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.

Guimarães, Vera Aparecida Lui. (2012) A comunidade científica da UFSCar e a comunicação da ciência: um estudo sobre o significado dos eventos científicos. 329 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Lacerda, A. L., Weber, C., Porto, M. P., & Silva, R. A. (2008). A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de Biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, 13(1), 130-144.

Marujo, N. (2014). Os eventos turísticos como campo de estudo académico. Turydes, 7(17), 1-11.

Tomazzoni, E. L. (2008). Os retornos dos eventos técnicos e científicos para o turismo e a para a economia do município de Bento Gonçalves (RS). Anais V Seminário da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.

Walker, L. (2005). Gestão de eventos na hotelaria. In: Dias, R., & Pimenta, M. Gestão de hotelaria e turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.

Publicado
2021-03-24
Cómo citar
Strassburger, N. C., Fontana, R. de F., & Cabral, S. G. (2021). Eventos técnico-científicos: A trajetória do Ciclo Internacional de Atividades Hoteleiras. ATELIÊ DO TURISMO, 5(1), 142-157. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12143