Hospitalidade em parques temático: um estudo de caso sobre os serviços de acessibilidade no Hopi Hari
Resumo
Ligado aos conceitos de lazer e hospitalidade, o propósito dos parques é receber, entreter e acolher seus visitantes, tornando uma atmosfera reconfortante para suas expectativas de ruptura do cotidiano. A acessibilidade neste contexto surge como um movimento de derrubada dos impeditivos, tornando assim equipamentos de lazer, como os parques temáticos, de uso universal. Baseado neste princípio, esta investigação leva em conta a seguinte questão de investigação: de que modo os serviços relacionados a acessibilidade são percebidos no Hopi Hari? E como objetivo geral “Compreender as percepções de visitantes frente aos serviços relacionados a acessibilidade no Hopi Hari”. Este pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, incluiu um levantamento bibliográfico em artigos científicos, livros, documentos online e dissertações. Para a pesquisa, foram entrevistadas duas acompanhantes de pessoas com deficiência que visitaram o referido parque recentemente, cujas respostas foram analisadas tendo como base o conteúdo estudado e outros contatos, feitos por escrito, comprofissionais da área de acessibilidade e turismo. Ao final, observou-se que as diferentes deficiências e suas respectivas dificuldades de locomoção, geram distintas percepções sobre a acessibilidade nos serviços do parque. Além do seu uso universal, percebeu-se, pelas óticasadotadas pela pesquisa, que o Hopi Hari é um local acessível e inclusivo, considerando o tratamento pelos funcionários e estrutura local.
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