Turismo Pedagógico e Utilização de Tecnologia Como Suporte Metodológicos no Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Artística

  • Jocimara de Oliveira Bonfim Rodrigues SEED Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • Guilherme Garcia Velasquez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

A introdução das novas tecnologias e softwares na educação tem se tornado uma necessidade no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, nem sempre são utilizadas de forma abrangente em salas de aula, por motivos diversos que incluem desde o despreparo de profissionais, a falta de investimentos em infraestrutura nas escolas, assim como ausência de capacitação profissional continuada aos profissionais educadores. Boas iniciativas são aceitas e estimulantes aos alunos, principalmente no que tange aos adolescentes desta geração, que sempre estão conectados e inteirados sobre o uso dos variados softwares e aplicativos. Tratam-se de meios e ferramentas que podem ser grandes aliados nas vivências pedagógicas, colaborando para um maior interesse e, consequente, desenvolvimento criativo nas aulas. O presente artigo, de caráter qualitativo, apresenta uma análise sucinta sobre a utilização do Aplicativo “Curitiba Walk”, em aula de campo (turismo pedagógico) na disciplina de Arte, como aliado no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo que buscou comparar os resultados da atividade entre participantes e não participantes, no intento de analisar a efetividade da mesma no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos são considerados relevantes, já que demonstram que as novas tecnologias são instrumentos estimulantes aos alunos e benéficas para a escola, desde que utilizadas como complementação ao ensino tradicional. Elas são capazes de trazer resultados além dos esperados (no ensino expositivo tradicionalista) e significativos no processo de avaliação. Referidos resultados foram evidenciados após avaliação cognitiva daqueles que participaram da aula de campo, quando comparados àqueles que apenas participaram das aulas expositivas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocimara de Oliveira Bonfim Rodrigues, SEED Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Especialista Latu-Sensu em Arte Educação pela Faculdade Brás. Professora do E.M. da SEED/Paraná. E-mail: josi_bonfim@yahoo.com.br
Guilherme Garcia Velasquez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Curso de Turismo da Escola Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: guigave@hotmail.com

Referências

Barreto, Margarita. (2008) Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. (18a ed). Campinas: Papirus.

Bonfim, Mailane Vinhas de Souza (2009). Por uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Revista Turismo Visão e Ação- Eletrônica, v.12(1), p.114-119.

Bourdieu, Pierre. (2003). Questões de Sociologia. São Paulo: Fim de Século Edições.

Brasil.(2006) Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. Caracterização da área de arte. (2a. ed). Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 167-205. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf Acesso em 20/08/2016

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira. Disponível em: www.planetaeducacao.com.br/novo/ legislacao Acesso em: 26 agos 2016

Cacho, Andréia do Nascimento Barbosa.; Azevedo, Francisco Fransualdo do (2010). O Turismo no contexto da sociedade informacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo.v.4(2) p.31-48, ago.

Cantini, Marcos César. et. al. (2006). O Desafio do professor frente às novas tecnologias. The teacher´s challenge facing the new Technologies. Disponível em: <https://goo.gl/a0zmIS> Acesso em 30/08/2016.

Débord, Guy. (1997). A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.

Demo, Pedro (1999). Desafios Modernos da Educação. (8a ed.) Petrópolis - RJ: Vozes.

Freinet, Celéstin (1974). Pedagogia do bom-senso. (2a ed). J. Baptista (trad). [Título original: Les Dits de Mathieu. Santos, SP: Martins Fontes. Gagné, Robert. Como se realiza aprendizagem. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1971, p. 247.

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra. – (Coleção Leitura).

Lohmann Guilherme,; Panosso Netto, Alexandre. (2012). Teoria do turismo conceitos, modelos e sistemas. (2a ed.) São Paulo, Aleph.

Longo, Waldimir e Pirró (1984). Tecnologia e soberania nacional. São Paulo, Ed. Nobel, 1984. Konh, Karen; Moraes, Cláudia Hertes de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e caraterísticas da sociedade da informação e da sociedade digital. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007.

Machado, Nilson José (2016). Educação, Cidadania, projeto e valores. São Paulo, Escrituras editora.

Molina, Sergio. (2004). O Pós-Turismo. Tradução Roberto Sperling. São Paulo: Aleph.

Pinto, Aparecida Marcianinho (2004). As novas tecnologias e a educação. ANPED SUL, v. 6, p. 1-7.

Santos, Milton. (2008). Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. (5a ed.) São Paulo: Edusp.

Schwartzmann, Simon.; Brock, Colin. (2005). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Silva, Elisangela Aparecida da.; Oliveira, Fernanda Rodrigues,; Scarabelli, Letícia,; Costa, Maria Lorena de Oliveira.; Oliveira, Sâmyla Barbosa de (2010). Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v.2(2) p. 1-117, nov. 2010 – Semestral. Disponível em: <https://goo.gl/pgEJSl> Acesso em 30/08/2016.

Trigo, Luiz Gonzaga Godoia (1998). A Sociedade Pós-Industrial e o profissional do turismo. Campinas; Papirus.

Vargas, Milton (1994). Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo, Editora Alfa Omega

Publicado
2017-12-21
Como Citar
Rodrigues, J. de O. B., & Velasquez, G. G. (2017). Turismo Pedagógico e Utilização de Tecnologia Como Suporte Metodológicos no Processo Ensino-Aprendizagem em Educação Artística. Ateliê Do Turismo, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5479