Economia compartilhada e plataforma AirBnb: uma análise bibliométrica

  • Nathan Marques Oliveira UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE
Palavras-chave: Economia Compartilhada. AirBnB. Análise Bibliométrica.

Resumo

Apesar da economia compartilhada ser um fenômeno contemporâneo, sua difusão tem sido ampliada em destinos emergentes. Muitas plataformas e empresas se tornaram modelos de negócios bem-sucedidos, sustentáveis e rentáveis, apresentando seu grande potencial de desenvolvimento econômico. Buscando verificar a ampliação de tal acontecimento, busca-se neste artigo, a partir de uma análise bibliométrica, identificar e analisar estudos existentes sobre economia compartilhada e a plataforma AirBnB, um exemplo de modelo de negócio peer to peer e analisar como os mesmos têm evoluído e se difundido na comunidade científica. Esta pesquisa trata de um recorte da dissertação de Mestrado do autor (Oliveira, 2018) e analisou publicações científicas relacionadas às temáticas economia compartilhada e AirBnB, possibilitando uma construção de um mapa dos estudos publicados. A partir do protocolo apresentado, foram localizados 56 artigos, tendo sido analisadas suas principais problemáticas e aportes dessas publicações. Além de oferecer um panorama das pesquisas em economia compartilhada, verificou-se a oportunidade para futuros estudos que possam analisar esse fenômeno e refinar a abordagem teórica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Marques Oliveira, UNIOESTE

Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Especialista em Gestão e Marketing Organizacional pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2015). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2011). E-mail: nathammoliveira@hotmail.com

Clodis Boscarioli, UNIOESTE

Docente no Curso de Bacharel em Ciência da Computação, docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Graduado em Informática e Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo – USP. E-mail: boscarioli@gmail.com

Referências

Acevedo, D. D. (2016). Regulating employment relationships in the sharing economy. Employee Rights & Employment Policy Journal, 20(1), 1-36.

Albinsson, P. A., & Perera, B. (2012). Alternative marketplaces in the 21st century: Building community through sharing events. Journal of consumer Behaviour, 11(4), 303-315.

Allenm, D., & Berg, C. (2017). The sharing economy: How over-regulation could destroy. Recuperado em 02 Fevereiro de 2017, de ttps://ipa.org.au/publications/2312/the-sharing-economy-how-over-regulation-could-destroy-an-economic-revolution.

Bachnik, K. (2016). Sustainable Consumption through the Sharing Economy. Research Papers of Wrocław University of Economics, 423, 35-44.

Bardhi, F., & Eckhardt, G. M. (2012). Access-based consumption: the case of car sharing. Journal of Consumer Research, 39, 881–898.

Belk, R. (2014). You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, 67, 1565-1600.

Böckmann, M. (2013). The Shared Economy: It is time to start caring about sharing; value creating factors in the shared economy. University of Twente, Faculty of Management and Governance.

Bond, A. T. (2015). An app for that: Local governments and the rise of the sharing economy. Notre Dame Law Review, 90(2), 77–96.

Botsman, R. (2014). Sharing’s not just for start-ups. Harvard Business.

Botsman, R., & Rogers, R. (2009). What's mine is yours: how collaborative consumption is changing the way we live. Harper Collins.

Bower, J. L., & Christensen, C. M. (1995). Disruptive Technologies: Catching the Wave. Harvard Business Review, February, 43–54.

Bufrem, L., & Prates, Y. (2005). O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, 34 (2), 9-25.

Capes. Portal Periódico Capes. (2018). Recuperado em 15 Janeiro de 2018, de http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcollection&Itemid=104.

Cardoso, G. (2007). A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro. FGV.

Castro. A. A. (2001). Revisão Sistemática e Meta-análise. Recuperado em 20 Janeiro 2019, de http://www.metodologia.org.

Choi, H. R., Cho, M. J., Lee, K., Hong, S. G., & Woo, C. R. (2014). The business model for the sharing economy between SMEs. WSEAS Transactions on Business and Economics. Recuperado em 12 Março de 2018, de http://www.wseas.org/multimedia/journals/economics/2014/a125707-287.pdf.

Daunoriene, A., Draks, A., Snieska, V., & Valodkien, G. (2015). Evaluating Sustainability of Sharing Economy Business Models. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 213, 836-841.

Demailly, D., & Novel, A.S. (2014). The sharing economy: make it sustainable, Studies N°03/14, IDDRI, Paris, France.

Ert, E., Fleischer, A., & Magen, N. (2016). Trust and reputation in the sharing economy: the role of personal photos in Airbnb. Tourism Management, 55, 62-73.

Fast Company. (2015). Recuperado em 11 Março 2018, de http://www.fastcompany.com/most-innovative-companies/2014/airbnb.

Ganapati, S., & Reddick, C. G. (2018). Prospects and challenges of sharing economy for the public sector. Government Information Quarterly, 35, 77–87.

Gutt, D., & Herrmann, P. (2016). Sharing means caring? Hosts’ price reaction to rating visibility. ECIS 2015 Research-in-Progress 26-29 May 2015. Paper 54.

Guttentag, D. (2015). Airbnb: sisruptive innovation and the rise of an informaltourism accommodation sector. Curr. Issues Tour. 18 (12), 1192–1217.

Idc. International Data Corporation. (2018). Recuperado em 10 Fevereiro de 2018, de https://www.idc.com/about.

Ikkala, T., & Lampinen, A. (2015). Monetizing Network Hospitality: Hospitality and Sociability in the Context of Airbnb. The 19th ACM Conference on Computer-Supported Cooperative Work and Social Computing.

Kalakota, R., & Robinson, M. (2002). E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.

Karlsson, L., & Dolnicar, S. (2016). Someone’s been sleeping in my bed. Annals of Tourism Research, 58, 159-162.

Li, J., Moreno, A., & Zhang, D. J. (2015). Agent behavior in the sharing economy: Evidence from Airbnb. Ross School of Business Working Paper Series, 1-35.

Markides, C. (2006). Disruptive Innovation: In Need of Better Theory. Journal of Product Innovation Management, 23(1), 19–25.

Martin, C. J. (2016). The sharing economy: a pathway to sustainability ora nightmarish form of neoliberal capitalism? Ecological Economics, 121,149–159.

Martin, E., & Shaheen, S. (2011). The Impact of Carsharing on Household Vehicle Ownership. Journal of the Transportation Research Board, 2143, Transportation Research Board of the National Academies, Washington, D.C., 2010, 150–158.

Molhmann, M. (2015). Collaborative consumption: determinants of satisfaction and the likelihood of using a sharing economy option again. Journal of Consumer Behaviour, 14, 193–207.

Molz, J. G. (2013). Social networking technologies and the moral economy of alternative tourism: the case of couchsurfing.org. Annals of Tourism Research, 43, 210–230.

Oliveira, N. M. (2018). Airbnb em Itaipulândia/PR: cocriando valor por meio da infraestrutura de hospedagem alternativa. Dissertação de Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.

Owyang, J. (2013). The Collaborative Economy. Recuperado em 12 Setembro de 2018, de http://www. slideshare. net/Altimeter/the-collaborative-economy.

Palgan, Y.V, Zvolska, L., & Mont, O. (2017). Sustainability framings of accommodation sharing. Environmental Innovation and Societal Transitions, 23, 70–83.

Puschmann, T., & Alt, R. (2016). Sharing Economy. Business & Information Systems Engineering, 58 (1), 93-99.

Santos, R. N., Alcântara-Eliel, R., & Eliel, O. (2006). A ciência e o novo estado do conhecimento: a contribuição da ciência da informação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliocon. Ci. Inf., 22, 16-29.

Schor, J., & Fitzmaurice, C. (2014). Collaborating and connecting: the emergence of a sharing economy. Handbook on Research on Sustainable Consumption, 2014.

Stokes, K., Clarence, E., Anderson, L., & Rinne, A. (2014). Making sense of the UK collaborative economy. Recuperado em 02 Fevereiro de 2020, dehttp://www.nesta.org.uk/sites/default/files/making_sense_of_the_uk_collaborative_economy_14.pdf.

Sundararajan, A. (2014). What Airbnb Gets About Culture That Uber Doesn’t. Harvard Business Review. Recuperado em 01 Janeiro de 2020, de https://hbr.org/2014/11/what-airbnb-gets-about-culture-that-uber-doesnt.

Tapscott, D. (2007). Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 288 p.

The Altimeter Group. (2013). The Collaborative Economy: products, services, and market relationships have changed as sharing startups impacts business models. To avoid disruption, companies must adopt the Collaborative Economy Value Chain. Recuperado em 11 Março 2018, dehttp://www.altimetergroup.com/2013/06/new-researchthe-collaborative-economy-products-services-and-market-relationships-have-changedas-sharing-startups-impact-usiness-models-to-avoid-disruption-companies-mustadopt-the-collabora/.

Tussyadiah, I. P. (2016). Factors of satisfaction and intention to use peer-to-peer accommodation. International Journal of Hospitality Management, 55, 70-80.

Tussyadiah, I. P., & Pesonen, J. (2015). Impacts of peer-to-peer accommodation use ontravel patterns. Journal of Travel Research, 1-19.

Wang, D., Li, M., Guo, P., & Xu, W. (2016). The impact of sharing economy on the diversification of tourism products: Implications for tourist experience. In Inversini A., Schegg R. (eds) Information and Communication Technologies in Tourism, 683-694.

Wang, Y. B., & Ho, C. W. (2017). No Money? No Problem! The Value of Sustainability: Social Capital Drives the Relationship among Customer Identification and Citizenship Behavior in Sharing Economy. Sustainability, 9(8):1400.

Webster, J., & Watson, J. T. (2002). Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly & The Society for Information Management, 26(2), 13-23.

World Economic Forum. (2013). Young Global Leaders Sharing Economy Dialogue Position Paper 2013. Recuperado em 26 Março de 2018, de http://www3.weforum.org/docs/WEF_YGL_CircularEconomyInnovation_PositionPaper_2013.pdf.

Wosskow, D. Unlocking the sharing economy: an independent review. UK Department for Business Innovation and Skills, 43 p.

Publicado
2020-06-23
Como Citar
Oliveira, N. M., & Boscarioli, C. (2020). Economia compartilhada e plataforma AirBnb: uma análise bibliométrica. Ateliê Do Turismo, 3(2), 51-78. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/9973
Seção
ARTIGOS