RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS

aprendendo com as memórias de uma vida de despejo

Resumo

Um ensaio biográfico pode trazer muita potência a partir de uma escrita pessoal que se torna política quando é capaz de performar um “nós”. Nesse texto, apresentamos o que temos aprendido com Carolina Maria de Jesus e outras mulheres que têm escrito suas histórias. Para isso nos deixamos guiar pela própria escrita, em seu caráter teórico-metodológico, bem como pelas discussões teóricas acerca do lugar de fala proposto pelo feminismo preto. "Vou colocar você aqui!" foi um convite que aceitamos para compor com a escrita um mundo maior, plural e comum.

Biografia do Autor

Alexandra Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do estado do Rio de Janeiro em associação com a Ecole des Mines / Paris. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monique Araújo de Medeiros Brito, Universidade Federal do Recôncavo Baiano / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora assistente na UFRB, psicóloga (UFRN), mestra em saúde comunitária (UFBA), doutoranda em Psicologia Social (UERJ).

Keyth Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia Social pelo PPGPS-UERJ. Graduada em Psicologia (UERJ).

Loíse Lorena do Nascimento Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ. Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Integrante do grupo de pesquisa e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório afeTAR; Integrante do projeto de extensão Tecendo Redes que trabalha.

Publicado
2021-05-01