RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS

aprendendo com as memórias de uma vida de despejo

Autores

Resumo

Um ensaio biográfico pode trazer muita potência a partir de uma escrita pessoal que se torna política quando é capaz de performar um “nós”. Nesse texto, apresentamos o que temos aprendido com Carolina Maria de Jesus e outras mulheres que têm escrito suas histórias. Para isso nos deixamos guiar pela própria escrita, em seu caráter teórico-metodológico, bem como pelas discussões teóricas acerca do lugar de fala proposto pelo feminismo preto. "Vou colocar você aqui!" foi um convite que aceitamos para compor com a escrita um mundo maior, plural e comum.

Biografia do Autor

  • Alexandra Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade do estado do Rio de Janeiro em associação com a Ecole des Mines / Paris. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Monique Araújo de Medeiros Brito, Universidade Federal do Recôncavo Baiano / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora assistente na UFRB, psicóloga (UFRN), mestra em saúde comunitária (UFBA), doutoranda em Psicologia Social (UERJ).

  • Keyth Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia Social pelo PPGPS-UERJ. Graduada em Psicologia (UERJ).

  • Loíse Lorena do Nascimento Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - UERJ. Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Integrante do grupo de pesquisa e Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório afeTAR; Integrante do projeto de extensão Tecendo Redes que trabalha.

Publicado

2021-05-01