O Brasil de Bolsonaro

Breves considerações sobre o nacionalismo e a identidade nacional brasileira

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca dos conceitos de identidade nacional e nacionalismo no Brasil do governo de Jair Bolsonaro. Busca-se compreender as noções de “identidade” e “nação” do bolsonarismo e como elas se projetam na prática. Para tal, foram estudados a proposta de plano de governo apresentada pela chapa bolsonarista nas eleições de 2018 e as falas de membros do gabinete de Bolsonaro proferidas durante a reunião ministerial de 22 de abril de 2020. Esses dados foram analisados à luz do processo histórico de formação do Brasil e de conceitos como “identidade”, “nação”, “Estado-nação”, “nacionalismo”, “raça” e “racismo estrutural” nas teorias dos filósofos Zygmunt Bauman e Silvio Luiz de Almeida. Observou-se que o nacionalismo bolsonarista internaliza não só as contradições ideológicas advindas da ordem global neoliberal vigente como acentua, na prática, o domínio das relações históricas permeadas pelas desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Valeria Zanetti, UNIVAP

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Colonia e Império), Teoria da História, HIstória Contemporânea, Identidade, memória, Paleografia, escravidão e resistência. É membro do Comitê de Ética da UNIVAP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos, do Centro de Memória e História da Universidade do Vale do Paraíba, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e participa do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU).

Rafael Lalli, UNIVAP

Estudante de jornalismo (UNIVAP) e membro do Laboratório de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Universidade do Vale do Paraíba (Labcom).

Publicado
2022-10-26