O Brasil de Bolsonaro

Breves considerações sobre o nacionalismo e a identidade nacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/cesc.v2i26.13138

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca dos conceitos de identidade nacional e nacionalismo no Brasil do governo de Jair Bolsonaro. Busca-se compreender as noções de “identidade” e “nação” do bolsonarismo e como elas se projetam na prática. Para tal, foram estudados a proposta de plano de governo apresentada pela chapa bolsonarista nas eleições de 2018 e as falas de membros do gabinete de Bolsonaro proferidas durante a reunião ministerial de 22 de abril de 2020. Esses dados foram analisados à luz do processo histórico de formação do Brasil e de conceitos como “identidade”, “nação”, “Estado-nação”, “nacionalismo”, “raça” e “racismo estrutural” nas teorias dos filósofos Zygmunt Bauman e Silvio Luiz de Almeida. Observou-se que o nacionalismo bolsonarista internaliza não só as contradições ideológicas advindas da ordem global neoliberal vigente como acentua, na prática, o domínio das relações históricas permeadas pelas desigualdades sociais.

Biografia do Autor

  • Valeria Zanetti, UNIVAP

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Colonia e Império), Teoria da História, HIstória Contemporânea, Identidade, memória, Paleografia, escravidão e resistência. É membro do Comitê de Ética da UNIVAP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos, do Centro de Memória e História da Universidade do Vale do Paraíba, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e participa do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU).

  • Rafael Lalli, UNIVAP

    Estudante de jornalismo (UNIVAP) e membro do Laboratório de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Universidade do Vale do Paraíba (Labcom).

Downloads

Publicado

2022-10-26