MATIZ INTENSA DE CORA CORALINA

Resumo

Este estudo propõe estabelecer relações entre abordagens poéticas e técnicas de intervenções artísticas realizadas no Museu Casa de Cora Coralina, às margens do rio Vermelho, situado na Cidade de Goiás. O triângulo da vida, ar, terra e água, representam elementos centrais da poesia de Cora Coralina, em retratos da cor local de matizes coradas. De abordagem fenomenológica, o texto percorre espaços geográficos apresentados em letras, versos e poesias da autora, como caminhos poéticos de trajetos em cores. Nos elementos tonalizantes de sua casa, artefatos tecnológicos culturais atravessam o ambiente, desvelando sentidos da poética de autoria de Cora Coralina, que escoam em bicos e ecoam nos becos da Cidade de Goiás.

Biografia do Autor

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Pós-doutora em Estudos Culturais pela UFRJ (2020). Mestre em Educação pela PUC ? Goiás (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela mesma universidade (2005). É associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atua como editora da Revista Anápolis Digital. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Pesquisadora. Atua no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação do IFG, na linha de pesquisa: Trabalho, Políticas e Formação de Professores; e no Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, Ensino e Formação de Professores, com ênfase em Educação e Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Educação Básica e Superior, Educação a Distância, Didática e Formação de Professores. Membro do Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Membro do Kadjót - grupo de estudos entre tecnologias e educação. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA). Membro do Grupo de Pesquisas em Teoria Social e Políticas Públicas.

Cleomar de Sousa Rocha, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1991), mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004), pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2009), pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Media Lab / UFG, É pesquisador visitante na UFRJ, onde supervisiona pesquisas de pós-doutorado e na Universidad de Caldas, na Colômbia, com orientação de doutorado. Tem projetos financiados pela FINEP, MDIC, MCTI, CAPES, CNPq, MinC e FAPEG. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Tecnológica, Design de Interfaces, Mídias Interativas, Cidades Inteligentes, Gestão Pública. 

Mary Aurora da Costa Marcon, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983). Membro do Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Membro fundador e do corpo editorial do periódico científico Revista Anápolis Digital. Professora concursada na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis ? GO, onde atua como assessora na área de Educação e Tecnologia

Publicado
2022-10-26