SABERES, AFAZERES E CRENÇAS DE MULHERES BENZEDEIRAS:

uma revisão sistemática da produção científica recente

Resumo

Atualmente a sociedade está vivendo em um período histórico no qual a emergência dos estudos culturais tem dado cada vez mais visibilidade às pesquisas relacionadas às questões de gênero e de identidade étnica. A revisão sistemática da literatura proposta nesse estudo tem como objetivo analisar as principais produções que discutem a importância do patrimônio cultural imaterial, as práticas de benzedura como fundamentais para a valorização desse tipo de patrimônio e, ainda, sobre as mulheres benzedeiras enquanto personagens principais para manter vivas essas práticas culturais. Para tanto, foram selecionadas 32 publicações das plataformas Capes, Scielo e Google Acadêmico, através delas foi possível constatar que as práticas de benzeduras ocorrem pelos mais diversos estados brasileiros, porém, em sua maioria nas regiões norte e nordeste do Brasil. Concluiu-se também que a maior parte das práticas de benzimentos é exercida por mulheres, o que dá visibilidade às mulheres no campo das práticas de benzeduras, além de inseri-las como protagonistas de um conjunto de saberes e fazeres cada vez mais invisibilizados na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Profa. Msc., Programa de Pós-graduaçäo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Realiza Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Possui formação no Magistério (curso Normal) pelo Instituto Estadual de Educação Sapiranga (IEES) (2012), Possui graduação em História pela Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) (2017); Cursa Graduação em Geografia e Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, ambas pela Faculdade de Educação São Luís (SP). Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Atualmente é Professora de História na rede estadual de ensino do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e de Educação Infantil alfabetização na Escola de Educação Infantil Espaço Criar; Seu campo de pesquisa privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação, educação infantil e analise e avaliação de patrimônio histórico, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero.

Prof. Dr., PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PPGDR

Possuí pós-doutorado em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou um segundo pós-doutoramento em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É doutor e mestre em história pela UNISINOS. Possuí graduação em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e graduação em geografia pelo Centro Universitário Uninter (UNINTER). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT), onde também atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. Participa como pesquisador dos grupos Estratégias Regionais (Universidade UNILASALLE), Núcleo de Estudos de História da Imigração (Universidade de Passo Fundo - UPF), História das mulheres e estudos de gênero (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS). É coordenador do NIEMI - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Identidades, em parceria com universidades do Brasil e do exterior. Coordena os projetos da área de patrimônio cultural, educaçāo patrimonial e gestāo do museu municipal junto à Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto da Prefeitura Municipal de Sapiranga (RS).Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, educação e formação docente. Pesquisa, ainda sobre as representações de raça, etnia e gênero. Tem experiência na área de história, educação e desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil e do Rio Grande do Sul, história dos municípios, movimentos migratórios históricos e contemporâneos, movimento Mucker, patrimônio cultural, espaços urbanos, memória, representações e relações de gênero, raça e etnia e processos identitários.

Prof. Dr. , Programa de Pós-graduaçäo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Pós-Doutorado em Engenharia (Projetos de Engenharia) pelo PPGEP/UFRGS, Doutor em Engenharia de Produção (Área de concentração: Sistemas da Qualidade) pelo PPGEP/UFRGS, Mestre em Engenharia de Produção (Área de concentração: Projeto de Produto) pelo PPGEP/UFSM; Graduado em Eletrônica pela UNISINOS. É Coordenador e Professor dos Cursos de Engenharia de Produção (2000-Atual) e Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (2010-Atual) das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Tem experiência de 20 anos (1980-2000) na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e produção industrial de equipamentos eletrônicos. Gestor do Pólo de Inovação Tecnológica do Paranhana/Encosta de Serra - Programa de Pólos Tecnológicos da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (2001-2019). Professor/Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2013-Atual). Consultor - Área 9 - Produção - Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS (2013-2015). Membro do CAA - Comitê Assessor de Área: Tecnologia em Gestão da Qualidade - INEP/MEC (2018-2020) nomeado pela Portaria Nº 151 de 05/03/2018. Diretor Científico (2018-2020) e Diretor da Regiao Sul (2020-Atual) da BRAMON - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Proprietário e pesquisador do Observatório Espacial Heller & Jung (2016-Atual)

Publicado
2022-10-26