O DESAFIO DE UMA DOCÊNCIA PARA A CONTEMPORANEIDADE E A DEMOCRACIA:
diversalidade, cultura e inclusão
Resumo
Diversalidade, pertencimento e educação representam temáticas que se entrecruzam à premissa de um ensino democrático e acessível. Este artigo objetiva discutir como o conhecimento e ação docentes voltados às pedagogias orientadas à cultura, ao sujeito e ao pertencimento e engajamento educacional de estudantes que integram minorias em suas vivências educacionais iniciais. Foi realizada uma revisão de literatura, desenvolvida a partir de publicações relacionadas a estas pedagogias. Identificou-se que a diversalidade se apresenta desafiadora ao docente e requer disposição de pesquisa, investigação e envolvimento, especialmente nos anos iniciais, em que o professor tem a premissa de imergir às exterioridades dos discentes e ao seu contexto histórico, social, econômico e cultural de opressão, rompendo e problematizando os fatores críticos de contenção do sujeito em identificação à sua realidade, desestruturando aquilo que está explícito e implícito no sentido de colonializar e trazer um fazer transformacional, pautado no sujeito e em seu reconhecimento.
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