(DES)ARRUMAR A CASA, (DES)ARRUMAR O PAÍS

um Brasil do futuro

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura comparatista entre os governos do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2018-2022) e do atual governante Luiz Inácio Lula da Silva (2023) a partir da crítica biográfica fronteiriça com foco no conceito de ética política descolonial. Isso posto, a leitura outra aqui descortinada se circunscreve pelo projeto maior de doutoramento assentado na conceituação de um “Brasil do pretérito imperfeito” tomando como premissa teórica as reflexões do ensaísta Silviano Santiago bem como as perspectivas epistemológicas da descolonialidade. Dentre os intelectuais que sustentam esta discussão, a exemplo, cito: Walter Mignolo, Enrique Dussel, Boaventura de Sousa Santos, Facundo Giuliano, Heloisa M. Starling, Miguel Lago, Newton Bignotto, Ramón Grosfoguel e Rita Segato. Por fim, o debate em cena se direciona a comparar e problematizar ambas as presidências com base em suas políticas governamentais entrecortadas pela aproximação ou pelo distanciamento de uma ética da libertação dos excluídos e em prol da diversidade como único projeto “universal” possível (MIGNOLO, 2015) (DUSSEL, 2012).

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves de Medeiros, UFMS

Mestrando Bolsista CAPES em Estudos de Linguagens com o projeto "Silviano Santiago para além das montanhas: uma leitura crítico-biográfica fronteiriça" pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras Licenciatura Habilitação Português/Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) e Presidente da Comissão Organizadora dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto "Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Descoloniais.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

E.C. NOLASCO é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços. É membro efetivo do CONSELHO DELIBERATIVO da ABRALIC- gestão 2023-2024.

Publicado
2024-10-13