A LITERATURA DE FRONTEIRA E SUAS PARTICULARIDADES LOCAIS: uma visada para a margem

  • Zélia R. Nolasco dos S. Freire Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto que desenvolvo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), cadastrado junto à Propp, que se intitula “Manifestações Literárias no Estado de Mato Grosso do Sul”, projeto esse que tem como objetivo, a inserção da literatura e da cultura regionais na sociedade e na comunidade acadêmica de Dourados. Este projeto justifica-se principalmente em razão de atender o Parecer 235/2006 do Conselho Estadual de Educação do MS, aprovado em 10/10/2006 que dispõe sobre a inserção da literatura e cultura regionais nos parâmetros curriculares do Estado.

Biografia do Autor

Zélia R. Nolasco dos S. Freire, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Possui mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).Título: A trajetória crítica de Lima Barreto na Literatura Brasileira,Ano de Obtenção: 2003 Orientador: Prof Dr. Igor Rossoni. Título: A Concepção de Arte em Lima Barreto e Leon Tolstói: Divergências e Convergências. Orientador: Sílvia Maria Azevedo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional, ProfLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura brasileira, estudos literários, literatura e leitura. Como resultado de suas pesquisas publicou vários artigos e capítulos e os seguintes livros: Lima Barreto: Imagem e Linguagem, São Paulo: Annablume, 2005, Lima Barreto e a Literatura Comparada, ensaios. Paco Ed. 2011. Desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: A trajetória crítica de Lima Barreto, Discurso histórico e ficcional nos romances da Guerra do Paraguai, e atualmente com Manifestações literárias em Mato Grosso do Sul : análise e crítica. Coordenou de 2012 a 2016 o Programa de Formação de Recursos Humanos - PFRHPB, em parceria com a Universidade Petrobrás/RJ. Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu , Especialização em Letras, de 2010 a 2012, do Curso de Letras de Dourados, exerceu a chefia da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica(DEPT) DE 2009 A 2011, faz parte do Conselho Universitário da UEMS (COUNI) desde 2010, membro do Comitê de Pesquisa da UEMS, Área de Concentração Letras, Linguística e Artes, presidente da Comissão Docente Estruturante (CDE) DO Curso de Letras Espanhol.

Referências

ACHUGAR, Hugo. “Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura”. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CARVALHAL, Tania Franco. “O próprio e o alheio. - Ensaios de literatura comparada”. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. 254p. Capítulo 8: O próprio e o alheio no percurso literário brasileiro, p.125 - 152.

DALSCASTAGNÈ, Regina. “Vozes nas sombras: representação e legitimidade na narrativa contemporânea”. In: __________.(org.) Ver e imaginar o outro - Alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Horizonte, 2008. p.78-107.

ECO, U. “Sobre a literatura”. Rio de Janeiro: Record, 2003.

LAJOLO, M. “Literatura: leitores & leitura”. São Paulo: Moderna, 2001.

LINS, José Pereira. “Lobivar Matos - o poeta desconhecido”. Dourados: Ed. Colégio Oswaldo Cruz, 1994, 68p.

MIGNOLO, Walter. “Histórias Locais/Projetos globais - Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar”. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

PROENÇA, Augusto César. “Pantanal: gente, tradição e história”. 3ª. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 1977.

RAMA, Ángel. “Literatura e Cultura na América Latina”. (Flávio Aguiar & Sandra Guardini T. Vasconcelos, organizadores) São Paulo: Editora Edusp, 2001.

SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. “Um outdoor invisível: imagens do pantanal sul-mato-grossense”. In: Carvalhal, T. F. (Org.). Culturas, Contextos e Discursos – Limiares críticos no comparativismo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

_________. “Fronteiras do local: roteiro para uma leitura crítica do regional sul-mato-grossense”. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2008.

SUSSEKIND. Flora. “Literatura e vida literária”. 2 ed. revista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

SENA, Custódia Selma. “Interpretações dualistas do Brasil”. Goiânia: Editora UFG, 2003.

SOUZA, Eneida Maria de. “Tempo de pós-crítica”. São Paulo: Linear B; Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2007. (Coleção Obras em Dobras).

TORCHI-CHACAROSQUI & BESSA-OLIVEIRA, M. A (Orgs.) “Misturas e diversidades: reflexões diversas sobre arte e cultura contemporâneas”. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. 176p.

Publicado
2017-04-09