PENSAR A ARTE DE VANGUARDA em Campinas

  • Maria de Fátima Morethy Couto UNICAMP

Resumo

Este texto resulta de uma série de pesquisas que foram por mim supervisionadas e coordenadas nos últimos 4 anos dentro do projeto A arte de vanguarda em Campinas (1950-70): textos, obras, exposições. Este projeto, que contou com apoio financeiro do CNPq e da FAPESP, visou à seleção, organização, digitalização e estudo de documentos de época (textos críticos, artigos de jornal, catálogos de exposição, cartas e manifestos) relacionados à produção de vanguarda em Campinas, no campo das artes visuais, durante as décadas de 1950/1970, assim como ao levantamento, registro fotográfico e análise de obras produzidas no período. Ele envolveu alunos do curso de graduação em Artes Visuais da Unicamp (bolsistas de IC) e do Programa de Pós-graduação em Artes da mesma instituição. Contou ainda com a participação do professor Emerson Dionísio de Oliveira, da Universidade de Brasília, antigo diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Um de seus objetivos principais foi a produção de um site (www.iar.unicamp.br/vanguardasemcampinas) que pudesse reunir e disponibilizar diversos documentos de época - catálogos de exposição, textos críticos, fotos -, bem como os relatórios das pesquisas empreendidas pelos alunos e artigos e comunicações apresentados em eventos ou publicados sobre nossos objetos de estudo.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Morethy Couto, UNICAMP
Professora Livre-Docente de História da Arte da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), França (1999). Foi bolsista de pós-doutorado da FAPESP de 1999 a 2002, com pesquisa desenvolvida no Instituto de Artes da Unicamp. Foi chefe do Departamento de Artes Plásticas (2003-2007) e Diretora Associada do Instituto de Artes da Unicamp (julho 2007- julho 2011). É membro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas e do Comitê Brasileiro de História da Arte, do qual foi presidente (gestão 2010-2013). Integrou a Diretoria do CIHA (Comitê Internacional de História da Arte) no quadriênio 2012-2016. Foi Diretora do Museu de Artes Visuais da Unicamp (2012-2014). De outubro de 2014 a setembro de 2015 realizou estágio de pós-doutorado no TRAIN/UAL (University of the Arts), Londres, com bolsa FAPESP, sob supervisão de Michael Asbury. Foi pesquisadora convidada do INHA (Institut Nacional d'Histoire de l'Art), Paris (junho/julho 2015). Atua na área de Fundamentos Teóricos e Crítica das Artes, com estudos sobre os seguintes temas: critica de arte, arte francesa do final do século XIX, arte moderna e contemporânea, arte de vanguarda, concretismo e neoconcretismo, pintura informal.

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Publicado
2017-04-25