DE UMA PROVÍNCIA ULTRAMARIMA À COSMÓPOLIS: uma aventura e um ideal para Silviano Santiago
Resumo
A atenta leitura da produção artística e ensaística do ficcionista, poeta, crítico e professor Silviano Santiago, permite assinalar os temas recorrentes, as obsessões que o mobilizam. Uma dessas permanências é o cosmopolitismo e suas derivas e correlatos. Um exercício bastante rentável seria anotar essas preocupações que surgem repetidas em diferença nas inúmeras entrevistas e depoimentos veiculados pelas mídias, hoje de acesso facilitado pela recolha em livro, organizado por Frederico Coelho (2011), para a Coleção Encontros, da Editora Azougue. Ao serem reunidas, em ordem cronológica, numa outra materialidade, o livro, as entrevistas, cobrindo um arco de tempo de 1975 a 2009, ganham uma dose suplementar de sentido, quando comportam outro tipo de sintaxe discursiva. possibilitando outras sequências narrativas. As entrevistas, em primeira instância, tinham como suporte a materialidade da voz e do corpo, na presença dos interlocutores, ou na presença-ausência pela internet, e depois na ausência deles na inscrição da letra, que o substitui, na materialidade de jornais e revistas, e depois, do livro. A presença dialogal com o interlocutor, as entonações e as ênfases, a modulação da voz, elementos que se articulam na construção da significação do discurso enquanto ato concreto de fala, perdem-se na passagem para o livro. A encenação da fala, performática, metamorfoseia-se na encenação de escrita, agora fixada em outra materialidade em outro contexto comunicacional. No novo suporte, cada texto ganha força, além de si mesmo, porque permite estabelecer outro tipo de sequência narrativa, pela relação de contiguidade entre os discursos reunidos na coletânea. E permite detectar as recorrências, as obsessões de Silviano. Processo semelhante se dá com os textos sobre autores e livros reunidos no volume Aos sábados, pela manhã (2013, org. Frederico Coelho), em que a colaboração de Silviano para o caderno Sabático, do jornal O Estado de São Paulo, é reagrupada, não em ordem cronológica, nas seções “Elogio da literatura”, “Além do campo visual” e “Uma revoada de vaga-lumes”.
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