CINEMA, CIDADES E memória

  • Ângela Prysthon UFPE

Resumo

Neste artigo, partimos de percepções multifacetadas do espaço urbano refletido no cinema, que relacionam simultaneamente o estudo dos aspectos mais empíricos da constituição das metrópoles e a emergência do cinema com a malha das relações sociais e históricas que permeia e transfigura seus delineamentos. Articulamos um instrumental essencialmente interdisciplinar e evitamos fechar nosso escopo apenas em aspectos estritos da representação da cidade no cinema ou em como o espaço urbano foi sendo transformado a partir do cinema. Analisar a emergência e as transformações da cidade a partir do cinema e como o cinema interfere na vida urbana contemporânea abre, pois, uma gama variada de perspectivas e sugere um rico corpus não apenas de filmes e/ou cinematografias de diretores específicos.

Biografia do Autor

Ângela Prysthon, UFPE

possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Critical Theory And Hispanic Studies pela Universidade de Nottingham (1999). Realizou estágio sênior como pesquisadora visitante da Universidade de Southampton, Reino Unido (2012-2013). É Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Foi vice-presidente da Compós - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação no biênio 2005-2007. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e cultura visual, história do cinema, crítica de cinema, cultura cosmopolita, cinema periférico, pós-modernidade, cultura urbana, cultura latino-americana, teoria crítica, comunicação comparada, cinema e outras artes.

Referências

BALOGH, Ana Maria. O discurso ficcional na TV. São Paulo: EDUSP, 2002.

BARBER, Stephen. Projected Cities. Cinema and Urban Space. Londres: Reaktion Books, 2002.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.[Obras escolhidas I].

BÉRUBÉ, Michael (org.). The Aesthetics of Cultural Studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.

CHARNEY, L. & SCHWARTZ, V. R. (Orgs.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FREIDBERG, Anne. Window Shopping. Cinema and the Postmodern. Berkeley: University of California Press, 1993.

HUTCHEON, Linda. “Irony, Nostalgia and the Postmodern”, University of Toronto English Library, 1998. http://www.library.utoronto.ca/utel/criticism/hutchinp.html

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1994.

MENNEL, Barbara. Cities and Cinema. New York: Routledge, 2008.

NACIFY, Hamid. An Accented Cinema. Exilic and Diasporic Filmmaking. Princeton: Princeton University press, 2001.

SCHORSKE, Carl. Pensando com a história. Indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SENNETT, Richard (ed.). Classic Essays on the Culture of the Cities. Englewood Cliffs (N.J.): Prentice-Hall, 1969.

SENNETT, Richard. The Fall of Public Man. Cambridge: Cambridge University Press,1977.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Publicado
2017-05-05