DESENHOS E BRINCADEIRAS de crianças indígenas

  • Sonia Grubits UCDB

Resumo

Trabalhamos com crianças indígenas Guarani/Kaiowá, Kadiwéu e Terena de Mato Grosso do Sul, analisando e observando suas brincadeiras, desenhos, modelagens, bricolagens e colagens. As crianças se movimentavam, reagiam viviam os trabalhos como atividades lúdicas e espontâneas. Assim pudemos analisar a construção da identidade infantil, as referidas culturas e especificidades na organização social. Além disso, acompanhávamos o grupo no recreio e intervalos, na escola ou mesmo nas visitas às famílias. Observamos o seu brincar em várias situações de vida. Experiências sobre tais situações e informações de outros pesquisadores nos conduziram a algumas reflexões importantes.

Biografia do Autor

Sonia Grubits, UCDB
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Doutorado com status de pós-doutorado por Paris 8 Sorbonne, Paris, França. Pós-doutorado em Saúde Mental no Trabalho pela UNICAMP. Atualmente é orientação técnica do Instituto de Psicologia Médica de Mato Grosso, coordenadora dos convênios da UCDB com - Universite de Limoges, França e Centro de Investigacion en Alimentacion y Desarrollo de Sonora, México. Membro da Associação Mexicana de Psicologia Social. Pesquisadora e professora titular da UCDB. Coordenadora do Programa de Doutorado e Mestrado Pós Graduação em Psicologia da UCDB de 1997 até 2013, em 2014 e 2015 na vice coordenação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, saúde mental, técnicas projetivas e expressivas, responsabilidade social, populações indígenas, representação social, identidade e cultura. Membro do comitê de Ética, CEP e Conselho Universitário, CONSU da UCDB, do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, FUNDECT, Membro Correspondente da Academia Paulista de Psicologia. Membro honorário da RED América Latina Europa Caribe (ALEC), Relaciones de género y prácticas sociales. Desenvolve projetos com apoio do CNPq, FIOCRUZ, FUNASA e FUNDECT, Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Estruturante do Curso de Psicologia da UCDB. Bolsa de PQ pelo CNPq até 2015.

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Publicado
2017-05-05