MEMÓRIA CULTURAL na construção das identidades e mapas imaginários de práticas culturais étnicas

  • Júlia Elisabete Barden UNIVATES
  • Carla Renata Antunes Gomes FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Nara Maria Emanuelli Magalhães UFRGS
  • Luís Fernando Laroque UNIVATES
  • Valdir Jose Morigi UFRGS

Resumo

O ensaio sobre a memória cultural e a construção da identidade étnica partiu de reflexões das pesquisas: “Desenvolvimento econômico e sociocultural da Região do Vale do Taquari/RS: determinantes, dinâmicas e implicações”, que tem como um dos objetivos recuperar a memória cultural dos agricultores descendentes de etnia alemã e italiana da região do Vale do Taquari. As lembranças evocadas pelos descendentes sobre o processo de colonização e das práticas culturais herdadas de seus familiares auxiliam na preservação da memória cultural e na construção da identidade étnica.

Biografia do Autor

Júlia Elisabete Barden, UNIVATES

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário UNIVATES onde ocupa as seguintes funções: docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec e exerce a função de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional - PRODESI. Como pesquisadora coordena o projeto de pesquisa Desenvolvimento econômico e sociocultural da Região do Vale do Taquari e é revisora de periódicos da área das ciências sociais aplicadas. Atua principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento humano e no desenvolvimento local; e indicadores de sustentabilidade.

 

Carla Renata Antunes Gomes, FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha
Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2002) e bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestrado (2006) e doutorado (2012) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de ensino superior no curso de Conservação e Restauro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Desenvolve pesquisas na área de História Cultural, com ênfase em Identidade e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira séc. XIX, História Regional SC e RS e História do Brasil e na área de Teoria e Historiografia sobre a escrita da História, práticas letradas, circulação e configuração de redes editoriais em periódicos brasileiros do séc. XIX. Na área de Museologia, desenvolve pesquisas com ênfase em Gestão, Memória, Patrimônio e Cidadania, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Cultural, Gestão Integrada, Documentação e Conservação de Acervos.
Nara Maria Emanuelli Magalhães, UFRGS

Nara Maria Emanuelli Magalhães possui formação de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Comunicação da UFSM (2015), Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS (2008), Doutorado em Antropologia Social UFSC (2004), Mestrado em Antropologia Social UFRGS (1995), Graduação em Ciências Sociais, UFRGS (1988). Atualmente trabalha na área de Avaliação da Educação Superior, na Reitoria da UFRGS. Realizou, junto com colegas e estudantes, missões científicas a países africanos de língua portuguesa (Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau), através de projeto de sua autoria selecionado em Edital nacional do CNPq, o qual propôs pesquisar as temáticas de juventude, cidadania e migrações temporárias, especificamente a formação universitária de jovens africanos no Brasil. Tem desenvolvido pesquisas sobre a formação de estudantes africanos no Brasil; tem atuado na assessoria à gestão universitária e na execução de programas de governo para a educação superior e para jovens universitários. É autora dos livros O Povo Sabe Votar ? uma visão antropológica (Editora Vozes, 1998); Eu vi um Brasil na TV: televisão e cultura em perspectivas antropológicas (Editora UFSM, 2008). Organizadora do Dossiê da Revista ILHA, Antropologia e Comunicação (UFSC, 2011), em conjunto com Sônia Maluf (UFSC) e Sergio Caggiano (Universidade de Buenos Aires). Autora de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior; e de artigos e trabalhos publicados em congressos de países como EUA, Israel, México, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia, entre outros. Seus atuais interesses de estudo e pesquisa incluem temas como televisão e cultura; invisibilidade da mídia em estudos antropológicos; mídias e questões étnico-raciais; mídias e migrações; redes sociais e cultura digital.

Luís Fernando Laroque, UNIVATES

possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES e professor da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Em ensino tem experiência na Educação Básica em História; no Ensino Superior atua como professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento, ministrando as disciplinas "Sociedade e Natureza", "Desenvolvimento, Espaço e Território" e "Estágio de Docência"; na Graduação atua no Curso de História com as disciplinas de História do Brasil e História do Rio Grande do Sul. Em pesquisa trabalha com os seguintes temas: populações indígenas, cultura, etno-história, arqueologia, territorialidades, fronteiras, grupos étnicos, agricultura familiar, história ambiental, história regional e história do Brasil.

Valdir Jose Morigi, UFRGS

Atualmente é professor titular do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, além de ser professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da mesma instituição. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1984), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, consumo, cultura popular, memória social, festas populares, conhecimento e sociedade, imaginário, mídia e representações sociais, cultura, sustentabilidade e meio ambiente.

Referências

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Publicado
2017-05-05