BABEL multiculturalista
Resumo
A primeira motivação para a escolha do tema deste texto foi o filme Babel, de 2006, do diretor mexicano Alejandro González Iñarritu, com roteiro de Guillermo Arriaga. A sensibilidade no tratamento de questões ligadas a diferen- tes culturas, a montagem simultânea de cenas enfocando quatro países, os dra- mas das personagens guiados por fios e conexões inusitadas, representam uma das mais originais perguntas feitas ao mundo neste momento pós-11 de setem- bro. Sem a pretensão de esgotar a leitura do filme por ter escolhido o viés do multiculturalismo e das diversas modalidades assumidas pelos discursos da modernidade, acredito estar contribuindo para a discussão da complexa rede conceitual construída pela crítica cultural ao longo dos últimos anos.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
APPADURAI, Arjun. La modernidad desbordada – dimensiones culturales de la globalización. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.
BEVERLEY, John. Subalternidad y representación. Madrid: Iberoamericano, 2004.
CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Trad. Luiz Sergio Henriques. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Trad. Júnia Barreto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; SCOTT, Lash. Modernização reflexiva. Política, tradição e esté- tica na ordem social moderna. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo – a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1996.
LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFMG, 1997.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Globalización y multiculturalidad: notas para una agenda de investigación. In: . MORAÑA, Mabel (Ed.). Nuevas perspectivas desde/sobre América Latina : el desafío de los estudios culturales. Santiago: Cuarto propio. 2002. p. 19-34
VIRNO, Paolo. Gramatica de la multitud: para una análisis de las formas de vida contemporánea. Madrid: Traficantes de sueños. 2003.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.