ENTRE BALAIOS E PORONGOS, GUARÂNEAS E RASQUEDOS ENCONTREI O MEU NÃO-LUGAR: resenha do livro babeLocal: lugares das miúdas culturas de Edgar Cézar Nolasco

  • José Francisco Ferrari UFMS
  • Giselda Paula Tedesco

Resumo

Para início de conversa, quero esclarecer que durante todo o percurso discursivo farei uso da primeira pessoa, apesar de sermos dois, quem sabe em um, ou ainda muitos. Parafraseando Eneida Maria de Souza, acreditamos que “este texto da memória se constrói em cadeia, movimenta-se em espiral e se pluraliza em vozes e autores diferentes.”3. Fazer uma resenha seria tarefa menos árdua, não fosse a proximidade, o comprometimento e a admiração que cultivo pelo autor. Parece inevitável que me insira nestas linhas, mesmo porque “nesta superfície convivem o texto e a vida “4 de forma que a “escrita do eu refere-se a nós do grupo, ao plural de uma época e a um determinado lugar histórico onde são produzidos os saberes e através do qual circulam as ideias.”

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. 195

Tradução de Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

FERRARI, José Francisco. Sarandi pantaneiro: uma especificidade da cultura local. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011, 123f. (Dissertação de Mestrado).

NOLASCO, Edgar Cézar. babeLocal: lugares das miúdas culturas. Campo Grande: Life Editora, 2010.

SAID, Edward W. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Regionalismo: a reverificação de um conceito

Revista Raído vol. 1, nº 2. p.24-2, 2007.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

SOUZA, Eneida Maria de. Tempo de pós-crítica: ensaios. São Paulo: Linear B; Belo Horizonte: Veredas e Cenários, 2007. (Coleção Obras em Dobras).

TEDESCO, Giselda Paula. A brincadeira do Toro Candil: uma manifestação da memória cultural local. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011, 115f. (Dissertação de Mestrado).

Publicado
2017-09-01