MÍDIA E FRONTEIRAS: abordagens do Campo das Ciências da Comunicação nos primeiros anos do século XXI
Resumo
O texto traz as primeiras análises envolvendo o levantamento sobre estudos com enfoqueno tema Mídia e Fronteiras realizados no âmbito da pesquisa em nível de pós-graduação em Programas brasileiros vinculados ao Campo das Ciências da Comunicação. Nas bases de dadosconsultadas (CAPES, BDTD, Unbral Fronteiras e Portais de universidades), foi possível identificar25 estudos, entre teses e dissertações, finalizadas no período de 2000 a 2015. O interesse de nossapesquisa está voltado para o crescimento no interesse em analisar o fenômeno fronteira e como ele tem sido abordado pelos meios de comunicação.Referências
BORBA, Marcos Severino. Documentários de fronteira Brasil/Uruguai: marcas de identidades (in)comuns. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2014.
BRANDALISE, Roberta. A televisão brasileira nas fronteiras do Brasil com o Paraguai, a Argentina e o Uruguai: um estudo sobre como as representações televisivas participam da articulação das identidades culturais no cotidiano fronteiriço. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2011.
CAMARGO, Cláudia Gabriela. A imagem construída da Bolívia no telejornalismo fronteiriço. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2015.
COSTA, Helton. A construção da notícia no site Mercosul News: o caso EPP. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação). Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP, 2012.
COSTA, Stefânia O. A UNIPAMPA em condição fronteiriça: organização comunicada nos sites dos campi de Santana do Livramento e Jaguarão. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2015.
DOMINGUEZ, Carlos André Echenique. O silêncio dos afogados: o ethos jornalístico na complexidade ambiental e a formação e sentidos do acontecimento Garabi. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2015.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
FANTE, Eliege Maria. As representações sociais sobre o Bioma Pampa no jornalismo de referência sul-riograndense. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2012.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GAYOSO, C. F. Espaços latino-americanos: comunicação, interculturalidade e cidades da fronteira Brasil-Bolívia. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2013.
GRIMBERG, Daniela de Seixas. Territorialidades da imprensa: estudo da noticiabilidade sobre as fronteiras sul-rio-grandenses em veículos de diferentes escalas de circulação. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2014.
LAGO, Claudia; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
LOPES, Maria Immacolata de Vassalo. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 2005.
LOPES, Maria Immacolata de Vassalo. Pesquisa em comunicação: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Revista Intercom. Vol. XXVII, nº 1. São Paulo: Intercom, v. 27, p. 13-39, 2004.
LOPES, Maria Immacolata de Vassalo. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1994.
LUCENA, Giselle Xavier D’Ávila Lucena. Acre (não) existe: um estudo sobre identidade, memória e midiatização. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social – Interações Midiatizadas). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2014.
MASELLA LOPES, Paulo Roberto. A função epistemológica do estrangeiro no espaço semiótico da máquina comunicacional tanguera. Tese de Doutorado (Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2014.
MELO, José Marques de. (org.). O campo da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008.
MELO, José Marques de (org.). Pesquisa em comunicação no Brasil: Tendências e perspectivas. São Paulo: Cortez/Intercom, 1983.
MENINE JR, Mauro Araújo. Fronteiras híbridas nas geografias imaginárias do cinema gaúcho: o exemplo de "Cerro do Jarau" (2005), de Beto Souza. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2010.
MÜLLER, Karla M. Mídia e fronteira: jornais locais em Uruguaiana-Libres e Livramento-Rivera. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, 2003.
OLIVEIRA, Monica Resende de. Mídia impressa na Tríplice Fronteira: estudo do jornal local A Gazeta do Iguaçu. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo/SP, 2005.
OTA, Daniela Cristiane. A informação jornalística em rádios de fronteira: a questão da binacionalidade em Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Corumbá-Puerto Quijarro. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2006.
PEREIRA, Clarissa Josgrilberg. Entre limites e possibilidades: o estudo dos gêneros jornalísticos nas fronteiras de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo/SP, 2013.
RADDATZ, Vera L. Spacil. Rádio de fronteira: da cultura local ao espaço global. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2009.
RADDATZ, Vera L. S. O rádio de fronteira e o Mercosul. Dissertação de Mestrado
(Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo/SP, 2000.
RIVAS, Elton Domingues. Dispositivos tecnológicos de mediação e processos comunicativos na Reserva Indígena de Dourados e entre os Ayoreo do Paraguay. Tese de Doutorado (Programa de Pós - Graduação em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2012.
ROCHA, José Milton. O “glocal” no ciberjornalismo regional: análise dos sítios de webnotícias de Dourados. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2014.
ROSSETTO, Luciana Pelaes. Cobertura jornalística brasileira do conflito de terras entre campesinos paraguaios e brasiguaios. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação em Comunicação). Faculdade Cásper Líbero, São Paulo/SP, 2014.
SOARES, Marcelo V. C. Território Televisivo: estudo da televisão e do telejornalismo na fronteira do Brasil com o Paraguai. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2008.
STUMPF, Ida R. C.; CAPPARELLI, Sérgio (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1997-1999): resumos. Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 2001.
STUMPF, Ida R. C.; CAPPARELLI, Sérgio (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1992-1996): resumos. Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 1998.
SANTOS, Vanja Joice Bispo. Leituras da Floresta: a construção da Amazônia na mídia impressa brasileira. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Comunicação e Culturas Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Salvado/BA, 2002.
VIÁ, Sarah C.; DENCKER, Ada de F. M. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
ZAMIN, Ângela Maria. A discursivização do local-fronteira no jornalismo: estudo de caso de programas jornalísticos em rádios comunitárias. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, 2008.
ZAMIN, Ângela Maria. Nos jornais, um típico acontecimento atípico: o Caso Angostura em diários latino-americanos de referência. Tese de Doutorado (Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS, 2012.
WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio (org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.