CRÍTICA À PONTA DE FACA: genealogias da beleza feroz

  • francine carla de salles cunha rojas UFMS
  • Anny Caroline de Souza Marques UFMS

Resumo

A palavra genealogia denota o sentido do estabelecimento da origem pelas relações contraídas (casamento, filiação, morte, divórcio, nascimento) no decorrer da história de determinada família a fim de instituir a árvore genealógica, documento comprobatória da narrativa familiar. Incorporada ao viés literário da Literatura Brasileira a genealogia se ocupará em constituir vínculos e gavinhas entre autores e suas obras e entre obras.

Biografia do Autor

francine carla de salles cunha rojas, UFMS
Em 2013 conclui graduação em Letras com habilitação em Português/Espanhol pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Grande Grande. Membro do NECC (Núcleo de Estudos Culturais Comparados) e da Comissão Organizadora dos Cadernos de Estudos Culturais (B1). No mestrado em Estudos de Linguagens desenvolvi pesquisa sobre as cartas de Fernando Sabino e de Clarice Lispector em Cartas perto do coração sob a orientação do Prof. Dr. Edgar Cézar Nolasco. Defendi em agosto de 2016 e em seguida ingressei no Doutorado em Letras pela UFMS de Três Lagoas. Atualmente desenvolve pesquisa de sobre as cartas de Fernando Sabino para os amigos Otto Lara Resende. Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino em Cartas na mesa. Tenho experiência na área de Letras com ênfase em Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Atuo, principalmente, nos seguintes temas: Cartas, teorização epistolar, Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cartas,Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector, literatura e pesquisa, cultura, linguagem e história.
Anny Caroline de Souza Marques, UFMS
Graduanda em Letras Licenciatura Habilitação Português/Espanhol pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Integrante do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) orientado pelo professor Dr. Edgar Cézar Nolasco. Tem experiência na área de Letras; estudos com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais e Crítica Biográfica.

Referências

SANTIAGO, Silviano. Genealogias da ferocidade. Recife: Cepe, 2017. SANTIAGO, Silviano. Viagem ao México. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995,

SANTIAGO, Silviano. Meditações sobre o oficio de criar. Revista Aletria. Belo Horizonte: UFMG, ano 2, vol. 18, p. 173-179, 2008.

Youtube. Uma Nova Leitura Sobre "Grande Sertão Veredas". Vídeo (3min30segs). Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=nodxjx3y49M>. Acesso em 14 de agosto de 2017.

Vimeo. Genealogias da ferocidade – booktrailer. Disponível em:< https://vimeo.com/216870124>. Acesso em 15 de agosto de 2017.

Publicado
2018-03-17