A EXTERNALIZAÇÃO como categoria de análise para o campo educacional

  • Luciana Cristina Porfírio UFG

Resumo

As noções provenientes dos estudos comparados são ferramentas teóricas que ajudam a explorar como circula historicamente o conhecimento, enquanto sistemas de razão no interior de comunidades locais, para ordenar os princípios da ação por meio da disseminação de um discurso global. Essa relação entre os níveis global e local são concepções próprias da contemporaneidade e contribuem para a compreensão da ampliação das relações de interdependência, colocando em xeque a territorialidade geográfica tradicional, já que as pessoas, os bens de consumo e as informações não conhecem mais fronteiras territoriais. Nesse sentido, a fim de entender a especificidade dessa circularidade do discurso sobre os modelos mundiais, indica-se aqui a importância de propor novos sentidos e métodos para o trabalho com a pesquisa em educação a partir do conceito de externalização devolvido por Jurgen Schiriewer e de estrangeiro indígena de Thomas Popkewitz pelas múltiplas possibilidades que esses conceitos oferecem ao campo.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Porfírio, UFG

Luciana Cristina Porfírio é Professora na Universidade Federal de Goiás/REJ. lucianaporfirioufguaecaj@gmail.com.  

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Publicado
2019-03-08