POÉTICAS DE PROCESSOS ARTÍSTICOS BIOGEOGRÁFICOS: modos outros de cartografar bio-sujeitos, geo-espaços, grafia-narrativas

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS

Resumo

Sem querer-se como tradição epistemológica, proponho configurações outras – divergente de conceitos – para cartografar sujeitos, geografias e narrativas artísticas = as biogeografias, de exterioridades e sensibilidades biográficas aos pensamentos moderno e pós- moderno, europeu e estadunidense respectivamente, como produtores de saberes outros. Configuração, cartografar, diferenças, territórios, corpos e fronteiras são “conceito”. Como aparato de julgamentos da linguagem e do ser, sentir e saber, conceitos ancoram-se na interioridade histórico/geográfica privilegiada. Os julgamentos dos de exterioridades ao pensamento hegemônico – os latinos – são subjugados a conceitos de exclusão das diferenças colônias/diversalidades    biogeográficas    mirando    universalidade/tradição    historiográfica  de conceitos. Disso emergem histórias locais em contraposição à narrativa (de corpo, arte, fronteiras e saberes) global/universal. Considerarei como argumentações bibliografias culturais de exterioridade dos saberes; Mato Grosso do Sul-Brasil; de países latinos, etc: a fim de evidenciar todo lugar biogeográfico como produtor de arte, cultura e conhecimentos sensíveis, mesmo que exteriores à ideia de interioridade solidificados nas culturas contemporâneas.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS

Marcos Antônio Bessa-Oliveira é professor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Campo Grande na Graduação em Artes Cênicas e no PROFEDUC – Mestrado Profissional em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (UEMS/CNPq); é membro dos Grupos de Pesquisa NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq) e Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq). marcosbessa2001@gmail.com.  

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Publicado
2019-03-08