ELEMENTOS IDENTITÁRIOS INTERDISCURSIVOS EM KING KUNTA DE KENDRICK LAMAR: uma rede musical em processo

  • Sergio Romanelli UFSC
  • Luíza Salgado Mazzola UFSC

Resumo

O presente artigo constitui uma análise das construções identitárias elaboradas pelo rapper Kendrick Lamar na faixa King Kunta, que integra seu terceiro disco de estúdio, To Pimp a Butterfly, lançado em março de 2015. Este estudo analisa a letra e a melodia da faixa sob a ótica da Crítica Genética e dos conceitos de redes e de interdiscursividade que evidenciam uma construção identitária. Esta construção retoma elementos tradicionais do rap e da cultura negra norte- americana ao mesmo tempo em que estabelece novas referências culturais dentro de um contexto politicamente conturbado no tocante às questões raciais no cenário socio-político norte-americano.

Biografia do Autor

Sergio Romanelli, UFSC

Sergio Romanelli é professor do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. sergioroma@gmail.com.

Luíza Salgado Mazzola, UFSC

Luiza Salgado Mazzola é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. luiza.mazzola@gmail.com.    

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Publicado
2019-03-08