ARTE/EDUCAÇÃO DECOLONIAL na América Latina

  • Eduardo Junio Santos Moura UNIMONTES

Resumo

As inquietações neste trabalho centram-se em discussões teóricas acerca da formação inicial acadêmica docente em Arte na América Latina. Questiono os currículos de formação que privilegiam uma matriz de conhecimentos eurocêntrica/estadunidense. Encontro no pensamento decolonial de intelectuais latino-americanos, que compõem o Grupo Modernidade/Colonialidade, a perspectiva para refletir sobre as realidades sócio-histórica, artístico-cultural e educacional latino- americanas. Relaciono esse pensamento à Arte, à Educação e à formação de Professores/as de Arte de modo a contrapor as grandes narrativas modernistas eurocêntricas pensando o que chamo de ‘desobediência docente’ pela decolonialidade dos processos formativos para a docência em Arte  na América Latina como perspectiva para pensar uma Arte/ Educação decolonial, que contribua para o (re)conhecimento de quem somos, como oportunidade de, na coletividade, enfim, deixarmos de ser o que não somos.

Biografia do Autor

Eduardo Junio Santos Moura, UNIMONTES

Eduardo Junio Santos Moura é Doutor em Educação (Doutorado Latino-americano/ FaE/  UFMG) com período sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional (UPN) sede Bogotá (Colômbia). Professor do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), atuando na Licenciatura em Artes Visuais. E-mail: eduardo.moura@unimontes.br.

Publicado
2020-02-10