EU, PROFESSORA DE HISTÓRIA, EM UMA EXPERIÊNCIA COM A ARTE, AS TEORIAS PÓS-COLONIAIS E OS ESTUDOS SUBALTERNOS

uma proposta biogeográfica

  • Marcos Antônio Bessa-Olivera UEMS
  • Gilmara de Souza de Brito UEMS

Resumo

Este artigo abordará sobre a experiência de uma professora graduada em História- Licenciatura e que, ao ingressar no Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UUCG, tem contato com possibilidades de se fazer pesquisa até então desconhecidas por ela, inclusive tendo contato com a pesquisa em Artes. E aqui, ela quer apresentar um pouco do que vem aprendendo e absorvendo desde o seu ingresso nesse programa de pós-graduação. A partir das Teorias Pós-Coloniais, dos Estudos Subalternos e do contato com a Arte, as perspectivas teóricas que estão sendo conhecidas vêm contribuindo cada vez mais com seu desabrochar para novas possibilidades que além da pesquisa, incluem também a sua vida profissional e pessoal. Quem aqui escreve é a própria, orientada pelo mesmo professor que a acompanha durante sua pesquisa. E propomos aqui (re)pensarmos sobre nossas próprias vidas, o quanto podemos, sempre, nos abrir para o novo e a partir dele mudar de pensamento, de visão e de possibilidades de vida.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Olivera, UEMS

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Professor DE/TI na Cadeira de Artes Visuais no Curso de Artes Cênicas e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação/PROFEDUC na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UUCG. Email: marcosbessa2001@gmail.com.

Gilmara de Souza de Brito, UEMS

Gilmara de Souza de Brito, Mestre em Educação, Professora no ensino fundamental e médio na rede pública e privada de Campo Grande-MS. Email: profgilmarabrito@hotmail.com.

Publicado
2020-02-10