CALENDÁRIOS SOCIONATURAIS

construção participativa de propostas educativas e de gestão territorial em comunidades indígenas de Roraima

  • Maxim Repetto UFRR
  • Maria Bárbara de Magalhães Bethonico UFRR

Resumo

O Método Indutivo Intercultural (MII) tem sido aplicado em comunidades indígenas de Roraima e parte do reconhecimento da integridade sociedade/natureza, a qual se manifesta nas atividades cotidianas de um grupo, sistematizadas posteriormente em um calendário socionatural. A partir desse calendário promovemos reflexões sobre as atividades sociais, na busca mútua de compreender suas relações com o mundo. Esta experiência envolve ensino-pesquisa-extensão universitária, em uma perspectiva de inserção social e de construção de cidadanias plurais e ativas, onde a busca por conhecimento nos leva a refletir, em perspectiva interdisciplinar, sobre os desafios da educação intercultural e da gestão do território.

Biografia do Autor

Maxim Repetto , UFRR

Maxim Repetto é professor do curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Email: maxim.repetto@yahoo.com.br

Maria Bárbara de Magalhães Bethonico , UFRR

Maria Bárbara de Magalhães Bethonico é professora do curso de Gestão Territorial Indígena da UFRR. Email: maria.bethonico@ufrr.br.

Publicado
2020-02-10