A EDUCAÇÃO DECOLONIAL E AVALIAÇÃO ESCOLAR

a importância desse diálogo

  • Rodrigo de Souza Pain UERJ

Resumo

O artigo analisa aspectos centrais do processo avaliativo nas escolas brasileiras e aponta a ausência da perspectiva da decolonidade na prática docente. Todas as tensões sociais presentes em nossa sociedade tem reflexo no ambiente escolar, assim, percebe-se que na prática avaliativa  encontra-se  elementos racistas que  atuam  fortemente  na  complexa  relação professor/estudante. A cultura da violência, marca da nossa atual sociedade, e o descaso do poder público com a educação aumentam o cenário de estresse no espaço escolar. Utilizo como metodologia entrevistas, observação participante e revisão bibliográfica. Diante das relações subjetivas da avaliação, indicamos que a prática meritocrática esconde grandes desigualdades no Brasil, encobre o racismo e não contribui para a redução das injustiças sociais na educação. Falta pedagogia continuada para professores e a discussão sobre avaliação não faz parte do cotidiano docente. A relevância deste trabalho está em trazer um tema crucial da educação brasileira, principalmente no contexto político conservador em que o país se encontra.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Pain, UERJ

Rodrigo de Souza Pain é Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ). É Professor Adjunto de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais e Educação (GPCSE/ICS/UERJ) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais (LEPCS) do CAp-UERJ. Coordena o projeto de extensão “Cinema, curta- metragem e o ensino de Sociologia na educação básica” e o projeto de pesquisa “A representação social da carreira docente entre os alunos de Licenciatura em Ciências Sociais” do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ). Email: rodrigo.pain@gmail.com.

Publicado
2020-02-10