A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
A pessoa com deficiência tem garantido por lei o direito à educação de forma igualitária aos demais, porém, aspectos referentes ao acesso e permanência ainda são questionados, bem como os facilitadores desse processo, fator que perpassa a Educação Física e tem como barreira apontada pelos profissionais da área a formação inicial. A partir disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as disciplinas que possuem como enfoque o público com deficiência nos cursos de Educação Física das universidades de Mato Grosso do Sul. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descrito. Os dados analisados foram os documentos pedagógicos de duas universidades e a entrevista semiestruturada realizada com as docentes responsáveis pelas disciplinas específicas. Utilizou-se a análise de conteúdo para a categorização dos dados. Como resultado nota-se que existe a modificação do desenho das disciplinas que buscam a aproximação com espaços que atendam as pessoas com deficiência com o objetivo de materialização do que é estudado na formação inicial em Educação Física. Tais aspectos corroboram com uma formação mais completa que amplia o olhar do profissional frente ao processo de inclusão, mas que ainda aponta defasagens que podem ser sanadas a partir de reflexões contínuas sobre a formação inicial e continuada.
Publicado
2020-06-30
Seção
ARTIGOS
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