A INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO NO PROCESSO ENSINAR/APRENDER NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REGIÃO PANTANEIRA: ASPECTOS LÚDICOS E ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo enfocar a interdisciplinaridade em ação pedagógica, situando a discussão no espaço do Laboratório de Arte e Ludicidade na Diversidade Cultural - LALDC da UFMS/Campus de Aquidauana, em seu contexto específico e diferenciado. Apresentamos estudos sobre a concepção de arte na formação humana e os aspectos lúdicos como compreensão na diversidade cultural. Nesse sentido, o elemento lúdico é inerente a toda expressão artística. Buscamos encaminhamentos para os dilemas, convictas na construção de um clima de trabalho interdisciplinar, onde o acadêmico (a) tem o direito de encontrar na Universidade um ambiente prazeroso e significativo. Trata-se de uma pesquisa-ação, tomando como eixos estruturantes a arte e a ludicidade mediante as práticas interdisciplinares das pesquisadoras. Pressupostos teóricos da educação serviram de base para as leituras de autores como Fazenda (1991, 2006;2001); Franco (2005); Hernández (1997); Imbernòn, (2005); Kischimoto (1999); Magalhães (2009); Novoa (2002); Silva (2005;2013); Tardif (2005); Tavares (2001); dentre outros. Partimos do pressuposto que a interdisciplinaridade comporta em sua identidade a interação disciplinar como enriquecimento e complementaridade de aquisições e concepções coletivas. Buscando refletir tais ações discutimos sobre a resiliência do professor que assume uma prática diferenciada, com a finalidade de oferecer uma aprendizagem significativa utilizando-se das múltiplas linguagens. Acreditamos que os resultados, mesmo parciais, são de ousadia e busca quando se trata de envolvimento com a cultura do lugar onde se formam professores. Assim, apesar de constatarmos mudanças nas concepções iniciais dos licenciandos desde o ingresso à conclusão do curso, com um desejo explícito de integração entre teoria e prática e seus desdobramentos na educação, os desafios e os dilemas quando se trata da Arte e da Ludicidade solicitam ainda, um exercício de debate, de diálogo, elaboração e reelaboração na coletividade dos princípios, das atividades, tendo como resultante da atitude reflexiva, uma docência de qualidade.
Publicado
2020-06-30
Seção
ARTIGOS
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