CRIANÇAS PANTANEIRAS: SUAS CULTURAS REVELADAS POR MEIO DA FOTOGRAFIA EM CONTEXTO ESCOLAR

  • Janaina Nogueira Maia Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana/MS UFMS/CPAQ

Resumo

A implantação de escolas na região do Pantanal sul-mato-grossense abre um campo fértil para investigações e nesse contexto insere-se este texto que apresenta um recorte da Tese de Doutorado intitulada: “Culturas infantis: crianças pantaneiras como protagonistas de suas histórias em contexto escolar” inserida no Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. A pesquisa de abordagem qualitativa e cunho etnográfico têm por sujeitos as crianças pantaneiras da Escola Municipal Fazenda Tabôco localizada no município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul/MS, Brasil e por objetivo compreender como as Crianças Pantaneiras em contexto escolar compartilham suas ações e nas suas interações produzem cultura. Ancora-se na Sociologia da Infância como aporte teórico, pois reconhece as crianças como atores sociais, protagonistas de suas histórias de vidas. Utiliza de metodologias visuais e, neste texto, especificamente, a fotografia para produção dos dados, sendo esta a interpretação social produzida pelas crianças e a produção de imagem como meio de comunicação dos resultados de investigação. Os resultados evidenciam que, por meio da imagem a criança pantaneira registra o seu espaço social como ato de comunicação, entendidas neste estudo como manifestações e participação infantil em seu contexto escolar, atravessada de um artifício e um artefato resultante de um processo de seleção, recorte e uma fixação de uma parcela do real que a criança pantaneira vivencia em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Janaina Nogueira Maia Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana/MS UFMS/CPAQ
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB) 2020 - Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância - Universidade do Minho em Braga/Portugal - 2018/2019. Atualmente é Professora Efetiva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ, Pesquisadora do GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância - UCDB) e atua principalmente nos seguintes temas: Criança, Infância, Culturas Infantis, Sociologia da Infância, Cultura e Formação de Professores/as.
Publicado
2020-12-30