CRIANÇAS PANTANEIRAS: SUAS CULTURAS REVELADAS POR MEIO DA FOTOGRAFIA EM CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
A implantação de escolas na região do Pantanal sul-mato-grossense abre um campo fértil para investigações e nesse contexto insere-se este texto que apresenta um recorte da Tese de Doutorado intitulada: “Culturas infantis: crianças pantaneiras como protagonistas de suas histórias em contexto escolar” inserida no Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. A pesquisa de abordagem qualitativa e cunho etnográfico têm por sujeitos as crianças pantaneiras da Escola Municipal Fazenda Tabôco localizada no município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul/MS, Brasil e por objetivo compreender como as Crianças Pantaneiras em contexto escolar compartilham suas ações e nas suas interações produzem cultura. Ancora-se na Sociologia da Infância como aporte teórico, pois reconhece as crianças como atores sociais, protagonistas de suas histórias de vidas. Utiliza de metodologias visuais e, neste texto, especificamente, a fotografia para produção dos dados, sendo esta a interpretação social produzida pelas crianças e a produção de imagem como meio de comunicação dos resultados de investigação. Os resultados evidenciam que, por meio da imagem a criança pantaneira registra o seu espaço social como ato de comunicação, entendidas neste estudo como manifestações e participação infantil em seu contexto escolar, atravessada de um artifício e um artefato resultante de um processo de seleção, recorte e uma fixação de uma parcela do real que a criança pantaneira vivencia em seu cotidiano.
Publicado
2020-12-30
Seção
ARTIGOS
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