REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA INDISCIPLINA ESCOLAR

  • Helen Paola Vieira Bueno Universidade Federal de MS/ Aquidauana
  • Priscila Kelly Oliveira da Silva Universidade Federal de MS/ Aquidauana

Resumo

Ao se observar o cenário das escolas públicas brasileiras vemos que o fenômeno da indisciplina é visto como um fator desestimulante, estressante, que enfraquece a relação do professor com seus alunos e que pode levar o docente ao abandono da profissão. A dificuldade para lidar com turmas indisciplinadas e que causam um verdadeiro sofrimento para o professor tem nos levado a refletir sobre os motivos que levam os alunos a se comportarem de maneiras agressivas e indesejadas pela escola. Levando isso em consideração, realizamos então uma análise de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, a partir de leituras de textos, livros, artigos e revistas para auxiliar na identificação e origens do comportamento indisciplinado do aluno e levar os professores a terem um novo olhar sobre este assunto. Nesse percurso damos alusão à importância das disciplinas de psicologia da educação, as novas didáticas de ensino que apontam para soluções práticas no cotidiano escolar, além da exploração da criatividade que pode contribuir para a solução do problema. É possível, ainda, apontar a família como unidade elementar da formação de uma nação, e sua vital importância na solução do problema. Sabemos que são grandes as dificuldades, mas se nos comprometermos em solucionar os problemas que a indisciplina nos impõem, a educação dará mais um grande avanço. Palavras-chave: Educação. Ensino. Professor. Aluno. Indisciplina.

Biografia do Autor

Helen Paola Vieira Bueno, Universidade Federal de MS/ Aquidauana

Psicóloga.

Mestre em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia.

Professora de Psicologia UFMS/CPAQ.

Publicado
2020-12-30